Esta cientificamente comprovado que consultas de psicoterapia ajudam a bipolaridade associadas a ansiedade

12 respostas
Esta cientificamente comprovado que consultas de psicoterapia ajudam a bipolaridade associadas a ansiedade depressão?
Hoje em dia sabe-se que a psicoterapia baseada em evidências, quando associadas a tratamento medicamentoso, é o que se tem de mais avançado para tratamento, não só de bipolaridade, quanto de grande parte de transtornos mentais.
Quando digo psicoterapias baseadas em evidências, me refiro as terapias cognitivas e comportamentais, com grande produção cientifica na área de saúde mental.
Se considera que tem bipolaridade, ou alguém que conhece tenha, procure ajuda de um psicologo e de um psiquiatra.
Atenciosamente, Rodrigo.

Não tenha dúvida de que o acompanhamento psicoterápico fará toda a diferença no tratamento do Transtorno Bipolar do Humor!!!

A capacidade de perceber situações de risco ou que exponham o paciente a uma mudança do tônus afetivo, é sem dúvida uma ferramenta poderosa no tratamento.

Além disso, durante os episódios (tanto depressivos quanto maniformes) a abordagem psicoterápica pode auxiliar a diminuir a tensão, evitando confrontos com familiares, prejuízos afetivos e tantas outras mazelas que poderiam agravar ainda mais o quadro de humor.

Att
A psicoterapia alinhada com o tratamento psiquiátrico traz resultados satisfatórios para o paciente Bipolar, com certeza.

Já atendi pacientes assim e tive a oportunidade de ver uma melhoria na qualidade de vida desse paciente.

Mesmo que hajam algumas recaídas ao longo do processo, por razões diversas, o esforço do paciente e a dedicação e acolhida do psicólogo e do psiquiatra ajudam bastante no processo.

Ressalto apenas que o tratamento psicológico da Bipolaridade deve estar atrelada ao tratamento psiquiátrico, dada a complexidade dessa patologia, ok?

Espero ter ajudado.
Diversos estudos mostram a maior eficiência do trabalho conjunto entre psicoterapia e o acompanhamento psiquiátrico em relação a tais trabalhos isolados. Com a intervenção medicamentosa, há a atenuação dos sintomas, porém a dinâmica que está por trás de tais sintomas só pode ser abordada e trabalhada num processo psicoterapêutico. Espero ter ajudado.
Esta sim comprovado. Na literatura há diversos estudos que comprovam o efeito satisfatório da Psicoterapia para a Bipolaridade associada a Ansiedade e a Depressão.(Cordiolli, Mackinnon...). A experiencia clinica comprova que os pacientes com os sintomas de bipolaridade, ansiedade e depressão se beneficiam, com a evidente necessária motivação para a melhora. Em muitos casos indica-se uma avaliação e tratamento da psiquiatria que são associados ao tratamento psicológico para o melhor resultado. Att
Já foram feitos estudos com grupos de pacientes que faziam uso apenas do medicamento e outro grupo fazendo uso do medicamento e de psicoterapia. Os pacientes do segundo grupo pareciam ter um melhor resultado quando comparado aos pacientes do primeiro grupo.
E também já foi visto que existem alguns casos, como depressão, por exemplo, (nunca li em relação a bipolaridade especificamente), onde alguns pacientes não conseguem um efeito satisfatório se tratados apenas com medicamento, precisando sim do acompanhamento psicoterápico.
A Psicoterapia trabalhada em Conjunto com a Psiquiatria, por conta, dessa bipolaridade, que deve sim ser avaliada por um Psiquiatra ; Aliando as duas terapias , como disse anteriormente, pode sim e muito ajudar no processo de tratamento e melhora e cura dos sintomas.
Psicoterapia ajuda em casos de depressão, ansiedade ou bipolaridade. Uma avaliação psiquiátrica também ajuda bastante, especialmente no esclarecimento diagnóstico. Abraço e boa semana!
Há cada vez mais evidências favoráveis à combinação da psicoterapia com medicamentos no tratamento do transtorno bipolar. As abordagens terapeuticas podem variar de acordo com as preferências pessoais, mas algumas são mais adequadas a determinados pacientes. É importante lembrar que as medicações, em conjunto com a psicoterapia, visão não só encurtar os episódios da doença, quando eles ocorrem, como também previnir recaídas. À disposição, Dra Larissa Doretto
Há vários estudos demonstrando a eficiência do tratamento psicoterápico nos casos de bipolaridade associado a outros transtornos como ansiedade e depressão. Convém apontar que o acompanhamento psiquiátrico também é importante nesses casos.
A Psicoterapia é um método terapêutico, uma aplicação dos conhecimentos de diversas áreas da Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento, Psicopatologia, dentre outros) na construção de uma prática também conhecida como Psicologia Clínica.
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir, como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, traumas, crises existenciais, conflitos interpessoais, estados de sofrimento.
A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.
Sim, há diversos estudos que comprovam a eficácia da psicoterapia não só para transtorno afetivo bipolar, mas para diversos outros.
Ainda que a medicação auxilie no alívio dos sintomas, somente através da psicoterapia (em suas diferentes abordagens teóricas) é possível olhar para as raízes ou sentidos dos sintomas e encontrar outras formas de o sujeito buscar uma vida com mais qualidade, de acordo com suas especificidades individuais, seja através da remissão de sintomas, seja através de estratégias para lidar com eles, como em casos mais graves, dentro de uma psicose, por exemplo.