Esse transtorno se não tratado pode levar à loucura?

8 respostas
Esse transtorno se não tratado pode levar à loucura?
Assim como qualquer outro transtorno mental, os transtornos de ansiedade podem apresentar comorbidades. Mas afirmar que tal transtorno possa culminar com a loucura é uma tarefa difícil, visto que, o que podemos realmente chamar de loucura? Atualmente, já se sabe que níveis elevados de ansiedade podem desencadear transtornos como: Transtorno de Ansiedade Generaliza, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Fobia Social e Síndrome do pânico ou transtorno do pânico. Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Loucura é uma palavra complicada para se utilizar, e nos dias é usado para falar de vários temas e assuntos.
Mas a ansiedade quando não tratada, pode trazer sérios prejuízos a sua vida como um todo, desde a vida pessoal até a vida profissional, e com isso acabará te limitando de algumas coisas, e com isso há possibilidades de grandes prejuízos em sua vida.
Não vamos confundir transtornos de personalidade, que podem se caracterizar por dissociações e perda da crítica e do juízo, com transtornos de humor, que não causam esse tipo de comportamento.
Em que pese o fato de que há um nível de depressão pode gerar sintomas psicóticos, há que se analisar profundamente seu quadro para definir seus padrões de funcionamento.
A ansiedade é um transtorno de humor que acomete consideravelmente o indivíduo, e dependendo do quadro, temos muitas limitações na vida como um todo.
A melhor forma de compreender é conversar com um profissional capacitado, psicólogo ou psiquiatra,para o correto diagnóstico e formas de intervenção.
Boa sorte e grande abraço
Ansiedade é diferente de estar Ansioso. A primeira é patológica a segunda faz parte da vivencia humana. Se está lhe causando prejuízos, pode ser patológica, nesse caso é preciso saber a origem da mesma para tratar do agente causador. Na verdade não se trata de ansiedade, e sim do agente que causou a Ansiedade patológica.
Abs
A grande questão é que se os transtornos não são tratados, vão levando a um prejuízo emocional e social tão intenso que a pessoa "não vive" mais, não existe qualidade de vida enquanto uma doença não é tratada, principalmente as desse nível.
Não leva à loucura, mas com certeza, causa grande prejuízos e de vida para a pessoa, pois em graus ao extremo, a pessoa deixa de trabalhar, de sair, de se relacionar, enfim, ela se isola e muitas vezes, deixa de viver, pois tem medo de desencadear crises sérias fora de casa.
Inicialmente é importante esclarecer que tanto o transtorno de ansiedade como a loucura, são padecimentos emocionais por impasse na vida de relações. Ou seja, por impasse na vida de relações a pessoa pode padecer acessos de ansiedade recorrentes, muitas vezes diários, que se caracterizam por um conjunto de sintomas. Estes sintomas se constituem em ocorrências psicofísicas, tais como tensão, respiração curta ofegante, pressão no peito, pressão na cabeça, tontura, precipitação de pensamentos, invasão de pensamentos, insônia (passam várias noites sem conseguir dormir), e a náusea (não conseguem alimentar-se, enjoam, às vezes vomitam), dentre outros. Deste modo, podemos ver que os sintomas atingem o corpo do sujeito, alterando inclusive funções vitais como o sono e o apetite. Assim, se este processo não for interrompido, a pessoa vai progressivamente desligando-se da realidade com delírios e surtos, o que caracteriza o processo de enlouquecimento.
Ter medo de ficar louco, de ter um ataque cardíaco ou de morrer são os 3 pensamentos mais comuns durante uma crise de ansiedade. A ansiedade não leva à loucura, mas se não for tratada, a ansiedade aumenta, impedindo uma vida normal e tranquila. Não perca tempo, a ansiedade tem tratamento. Eu sugiro que procure um psicólogo da área cognitivo comportamental. Boa sorte.

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.