Esse distúrbio pode ser genético?

5 respostas
Esse distúrbio pode ser genético?
Ola, tudo bem?
Os transtornos mentais, de um modo geral, necessitam de componentes genéticos para se manifestarem. O que não significa que todos os indivíduos com probabilidades genéticas venham a apresentar o transtorno. São muitos fatores que interagem e levam a desenvolver as doenças mentais: fatores biológicos/genéticos e sociais/ambientais.Um ambiente familiar saudável pode ser um fator protetor, ou, um indivíduo com muita resiliência(capacidade de lidar com conflitos). Espero ter sido clara, qualquer dúvida estou a disposição. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A CID 10 assim como a DSM 12345, são convenções descritivas de diversos saberes. A etiologia dos distúrbios mentais não é comprovada geneticamente. Categorias diagnósticas no campo da saúde mental não possuem substancialidade.
concordo com a colega, como explica filhos de pastores que tiveram uma educação Harmoniosa terem filhos com transtornos de personalidade? ou irmão gêmeos? O critério para um diagnostico é muito amplo e vários fatores são determinantes,
Olá.
Mesmo que os transtornos mentais tenham algum componente genético, eles não são determinantes no desenvolvimento do transtorno. Outros fatores, como: ambientais, sociais, fatores de proteção, familiares e fatores internos podem influenciar no surgimento destas patologias. Isso explica porque irmãos podem apresentar um transtorno e outro não.
Espero ter respondido sua pergunta.
Estou a disposição.
Abraço
Complementando o que já foi descrito pelos colegas. A ansiedade é multifatorial, ou seja a soma genético, desenvolvimento (historia de vida) e ambiente ( trabalho, vida atual), é um medo por antecipação. Os gatilhos e mantenedores são promovidos pelo enfrentamento da vida. Se há um padrão repetitivo levando a um comportamento e sofrimento disfuncional, pode se ter certeza que há uma história, que faz sentido a com que está preso.
Ajuda muito:, qualidade de sono, atividade física,, alimentação saudável, água. Se libertar que as coisas tem sair do seu jeito, claro que é bom, mas na vida real nao é assim, Fazer as pazes com os erros, somos humanos,faz parte do aprendizado; Aceitar as que as pessoas são o que sao e sabem ser, Pare de se autodepreciar.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.