Essa doença é hereditária?

7 respostas
Essa doença é hereditária?
Sabemos que existe uma base genética para o transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo (anancástico), o transtorno obsessivo-compuslivo (TOC), bem como distúrbios relacionados: tricotilomania e transtorno de tiques, por exemplo. No entanto, a manifestação de determinado transtorno também depende de outras variáveis como por exemplo: influências ambientais e experiências precoces. Portanto, familiares de portadores de um determinado transtorno podem apresentar maior chance de desenvolvê-lo, mas este risco não é inteiramente conhecido. À disposição,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ele tem sim um "Q" de genético, mas não é o suficiente para seu desenvolvimento. Como também pode não ter a questão genética e ser desenvolvida por questões diversas.

A disposição
Sayonara Machado
O Transtorno Obsessivo Compulsivo, desenvolve-se durante a fase infantil, normalmente até os sete ou nove anos no máximo, na fase anal definida por Freud. Nesta fase, a criança aprende sobre higiene, ordem, controle, punição obstinação e parcimônia.

O TOC instala-se a partir de grandes punições para pequenos erros, imposto por mães excessivamente controladoras. Por exemplo: se não lavar as mãos ao chegar e casa, poderá ficar infectado por bactérias e consequentemente morrer.

Tais tipos de ameaça criam comportamentos condicionados entre certo errado. Portanto, arrumar tudo enfileiradinho é certo, andar pisando nas lajotas brancas da calçada é certo, contar azulejos sem desenho é certo, ou vice-versa. Fazer desvinculo do elemento controlador e buscar um recondicionamento gradativo é a formula para cura.

Não existe comprovação de que seja hereditário ou geneticamente transmissível, visto que é um comportamento desenvolvido.

Uma terapia psicanalítica é aconselhável.
Não se comprova causa genética ou hereditária no TOC, se constrói mais por rigidez educational e ou excesso de critica entre pares; é importante se deixar ajudar por um psicologo ou psicoterapeuta para individuar as causas educacionais ou sociais que alimentam este transtorno. Hoje alem da psicanalise tem outras psicoterapias que ajudam a perceber o/os traumas iniciais que deram origem ao transtorno como o EMDR e Brainspotting. Procure um profissional destas áreas na tua cidade ou arredores, podem aliviar o sofrimento.
De forma geral, os transtornos mentais, podem ter correlações genéticas. Mas é de longe a unica causa para o surgimento de tal psicopatologia. Outros aspectos podem ser mais influenciantes do que a genética, como: Ambiental, Social, Econômico, Personalidade e nutricional.
Boa tarde.
Não há comprovação científica de determinação genética para quadros obsessivos compulsivo.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá, somos sere bio psico socias, isso quer dizer que não há apenas um fator determinante para um transtorno psiquiátrico. Espero ter ajudado.

Especialistas

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.