Esquizofrênicos são violentos?

5 respostas
Esquizofrênicos são violentos?
A agressividade não se constitui como uma característica descritiva da esquizofrenia. Em momentos de crise, também nomeados de 'surtos psicóticos', pacientes com esse transtorno podem se sentir perseguidos e ameaçados pelo ambiente, podendo apresentar comportamentos agressivos e/ou inadequados por conta dessa "leitura", permeada pelas alterações de pensamento e/ou alucinações, da situação que estão vivendo. Caso conheça algum paciente portador de esquizofrenia que esteja agitado, agressivo e/ou com comportamento muito inadequado, recomendo que se informe se a pessoa está, de fato, fazendo o controle medicamentoso de modo adequado e, caso esteja, procure por auxílio de profissional especializado para que o mesmo possa rever a terapêutica adotada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essa não é uma característica do esquizofrênico. No entanto, em surto, ele pode tentar se defender da ameaça externa, uma produção delirante por exemplo, e ter alguma reação mais impulsiva. Mas isso tem controle com tratamento medicamentoso e psicanalítico.
A grande maioria não. Infelizmente existem casos que por se sentirem perseguidos, ou pelas alucinações podem ficar agressivos. Mas a maioria não é violento, vale lembrar que eles estão doentes e sofrendo muito. E se estão em uma fase de agitação ou agressividade está na hora de rever a medicação deles, em primeiro lugar ver se estão tomando conforme prescrição e depois conversar com o médico pois hoje em dia conseguimos controlar a maioria dos casos com medicações.
Depende de qual tipo de esquizofrenia ou se tem mesmo este diagnóstico. Procure o psiquiatra para uma avaliaçao precisa e reveja os conceitos e preconceitos. Medicado e tendo um apoio psicoterápico vai ter uma qualidade de vida consigo mesmo e com o mundo!
At.
Mônica Araújo!
O grande problema dos esquizofrênicos é não serem entendidos pelos que os rodeiam. A violência não é uma característica da esquizofrenia, mas pode se desenvolver se o paciente não é bem tratado ou se está numa situação ameaçadora.
Como todos nós, seres humanos, dependendo da personalidade de cada um, e pelo fato de às vezes eles não estarem em condições de distinguir até onde podem agir, aí sim, a violência pode ser um meio.

Especialistas

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.