Esquizofrênicos são violentos?

5 respostas
Esquizofrênicos são violentos?
A agressividade não se constitui como uma característica descritiva da esquizofrenia. Em momentos de crise, também nomeados de 'surtos psicóticos', pacientes com esse transtorno podem se sentir perseguidos e ameaçados pelo ambiente, podendo apresentar comportamentos agressivos e/ou inadequados por conta dessa "leitura", permeada pelas alterações de pensamento e/ou alucinações, da situação que estão vivendo. Caso conheça algum paciente portador de esquizofrenia que esteja agitado, agressivo e/ou com comportamento muito inadequado, recomendo que se informe se a pessoa está, de fato, fazendo o controle medicamentoso de modo adequado e, caso esteja, procure por auxílio de profissional especializado para que o mesmo possa rever a terapêutica adotada.

Essa não é uma característica do esquizofrênico. No entanto, em surto, ele pode tentar se defender da ameaça externa, uma produção delirante por exemplo, e ter alguma reação mais impulsiva. Mas isso tem controle com tratamento medicamentoso e psicanalítico.
A grande maioria não. Infelizmente existem casos que por se sentirem perseguidos, ou pelas alucinações podem ficar agressivos. Mas a maioria não é violento, vale lembrar que eles estão doentes e sofrendo muito. E se estão em uma fase de agitação ou agressividade está na hora de rever a medicação deles, em primeiro lugar ver se estão tomando conforme prescrição e depois conversar com o médico pois hoje em dia conseguimos controlar a maioria dos casos com medicações.
Depende de qual tipo de esquizofrenia ou se tem mesmo este diagnóstico. Procure o psiquiatra para uma avaliaçao precisa e reveja os conceitos e preconceitos. Medicado e tendo um apoio psicoterápico vai ter uma qualidade de vida consigo mesmo e com o mundo!
At.
Mônica Araújo!
O grande problema dos esquizofrênicos é não serem entendidos pelos que os rodeiam. A violência não é uma característica da esquizofrenia, mas pode se desenvolver se o paciente não é bem tratado ou se está numa situação ameaçadora.
Como todos nós, seres humanos, dependendo da personalidade de cada um, e pelo fato de às vezes eles não estarem em condições de distinguir até onde podem agir, aí sim, a violência pode ser um meio.