Esquizofrenia suspeita e é desde a infância como . Será isso? desde que idade surgem esse acontecime

2 respostas
Esquizofrenia suspeita desde a infância. Será isso? Desde que idade surgem esses acontecimentos e quais sãos as causas ?
Conforme resposta anterior, são raros antes da adolescência e extremamente raros antes dos dez anos de idade. Os critérios para diagnóstico são basicamente os mesmos dos adultos, mas o diagnóstico tem de ser feito por profissional com experiência em psiquiatria da infância e adolescência. Pode haver alguns sintomas precoces, como atrasos no desenvolvimento da linguagem ou da motricidade, em cerca de um quinto dos casos de esquizofrenia adolescente, porém não é obrigatório que isto ocorra e nem sempre que ocorre, por outro lado, a pessoa vai desenvolver esquizofrenia. Daí a necessidade de diagnóstico por especialista.

A esquizofrenia de início precoce, que pode surgir na infância ou adolescência, é uma condição rara e complexa. Identificar sinais precoces pode ser desafiador, mas é crucial para um diagnóstico e tratamento adequados. Vamos explorar quando esses sintomas podem começar a se manifestar e quais são as possíveis causas:

Idade de Início:

Infância Tardia: Sintomas podem começar a aparecer por volta dos 7 a 13 anos, embora casos muito raros possam surgir antes dos 7 anos.

Adolescência: É mais comum que os sintomas se tornem mais evidentes durante a adolescência, que é uma fase crítica para o desenvolvimento de transtornos psicóticos.

Sintomas Iniciais:

Comportamentais: Isolamento social, comportamento estranho ou excêntrico, dificuldades no desempenho escolar.
Cognitivos: Dificuldades de concentração, memória e pensamento desorganizado.
Emocionais: Alterações no humor, como irritabilidade ou depressão.
Psicóticos: Alucinações (como ouvir vozes), delírios (crenças falsas) e comportamento desorganizado.

Causas e Fatores de Risco:

Genética: A esquizofrenia tem um componente genético significativo. Ter um parente próximo com esquizofrenia aumenta o risco.

Neurodesenvolvimento: Alterações no desenvolvimento cerebral durante a gravidez ou infância podem contribuir para o risco de esquizofrenia.

Ambientais: Fatores como complicações durante o parto, infecções virais pré-natais, exposição a toxinas e estresse extremo durante a infância podem aumentar o risco.

Neuroquímicos: Desequilíbrios nos neurotransmissores, como dopamina e glutamato, estão associados à esquizofrenia.

Psicossociais: Experiências traumáticas, isolamento social e outras dificuldades psicossociais podem influenciar o desenvolvimento da esquizofrenia.

Diagnóstico e Tratamento:

Avaliação Profissional: Diagnosticar esquizofrenia em crianças requer uma avaliação cuidadosa por psiquiatras infantis ou psicólogos especializados.
Tratamento Multidisciplinar: Pode incluir medicamentos antipsicóticos, terapia comportamental, suporte educacional e envolvimento familiar.

Se houver suspeita de esquizofrenia em uma criança, é essencial buscar avaliação e intervenção precoce para garantir o melhor suporte possível. Isso pode ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da criança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500