Esquizofrenia pode virar transtorno esquizoafetivo ?

2 respostas
Esquizofrenia pode virar transtorno esquizoafetivo ?
O transtorno esquizo-afetivo, quadro inicialmente descrito por Kasanin, em 1936, pode ser diagnosticado de diversas formas, das quais apenas uma é a usada pela Associação Psiquiátrica Americana (APA). No diagnóstico da APA, a existência de períodos muito breves de sintomas de esquizofrenia, associada a períodos bem caracterízados de transtorno do humor (depressão e/ou mania) permite que o transtorno esquizo-afetivo seja claramente separado da esquizofrenia ou de casos em que pacientes com esquizofrenia apresentam, também, sintomas depressivos. Entretanto, há critérios diagnósticos em que a separação não é tão clara, inclusive nos primeiros casos descritos. Pelos critérios da APA, estes outros casos seriam classificados, muitas vezes, como transtorno bipolar psicótico ou outros quadros semelhantes. Tudo isto resulta do fato de que, na maioria das vezes, é fácil distinguir casos de esquizofrenia de casos de depressão (psicótica ou não) ou de bipolares. Entretanto, existe uma pequena fração dos casos, que claramente tem sintomas e evolução intermediários entre a esquizofrenia e o transtorno bipolar. Assim, a psiquiatria preciso encontrar uma forma de classificar estes casos, que não se encaixavam bem em nenhum dos dois transtornos - assim surgiu o transtorno esquizoafetivo como diagnóstico. Portanto, a esquizofrenia não "vira" transtorno esquizoafetivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O diagnóstico em Psiquiatria depende muitas vezes do seguimento longitudinal da paciente, visto que a manisfestação do transtorno depende da presença de alterações psicopatológicas que nem sempre podem ser observadas em uma única consulta. Neste caso, é possível que o diagnóstico se altere ao longo do seguimento.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.