Esquizofrenia pode ser como um "bloqueio" no cérebro que impede de exteriorizar os sentimentos , em

3 respostas
Esquizofrenia pode ser como um "bloqueio" no cérebro que impede de exteriorizar os sentimentos , emoções?
Não. Esquizofrenia é uma doença orgânica que pode ser apenas um pouco influenciada por fatores externos, mas vale lembrar que se tem fatores intrinsecos do individuo envolvidos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Durante muitos anos acreditou-se que a Esquizofrenia tinha um fundo emocional ou traumas. Nas últimas décadas os estudos de neurobiologia, indicam que este transtorno, multifacetado tem origem em alterações do sistema bioquímico dos neurotransmissores, ou seja, alterações delicadas e complexas de substancias do cérebro. (Dopaminas) Estes transtornos podem ser melhorados mediante medicações antipsicóticas. Trata-se de uma doença orgânica (como o diabetes ou alteração do metabolismo do ácido úrico, por exemplo.), só que o orgão afetado é o cérebro. Os fatores de stress emocional, o uso de drogas, traumas podem apenas acelerar a precipitação do transtorno com tendencia pré-existente. Necessita acompanhamento psiquiátrico por toda a vida, evitando-se novos surtos, procurando integrar o indivíduo com suas limitações. O segredo é não abandonar o tratamento.
Interessante duvida. Temos de dividir a pergunta em duas partes. Primeiro a questão de bloqueio cerebral. Quando tratamos deste assunto estamos nos perguntando sobre qual a mudança biologica cerebral relacionada a doença. Hoje se conhecem muitas mudanças e entre elas, poderíamos afirmar, por aproximação de ideias, que existe um "bloqueio" da função dopaminérgica cerebral (em estruturas microscópicas que são chamadas de neurotransmissores e sua relação com os receptores). Existem diversas manifestações biológicas cerebrais na esquizofrenia mas este "bloqueio", de fato, está entre os conhecimentos mais citados na história do estudo desta doença. A segunda questão seria se este bloqueio poderia gerar ausência de externalização de emoções. Esta pergunta se refere a uma ligação entre disfunção cerebral e um fenômeno clinico comum na esquizofrenia: o afeto hipomodulado - aparente diminuição de reagir a estímulos emocionais. Sobre isso, os estudos tem mostrado que o bloqueio crônico da funç

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.