Esquizofrenia é considerado deficiência psicossocial ? Se sim, quais são as características da def

3 respostas
Esquizofrenia é considerado deficiência psicossocial ? Se sim, quais são as características da deficiência provocada pela esquizofrenia?
Sua dúvida é se a esquizofrenia e considerada deficiência psicossocial ou se as pessoas com esquizofrenia tem deficiências psicossociais? Porque voce está fazendo duas perguntas diferentes. Em relação à primeira, a esquizofrenia não é uma "deficiência psicossocial", é um transtorno psicótico. Em relação à segunda, as pessoas com esquizofrenia evoluem, via de regra, com deficiências psicossociais, que se manifestam em dificuldades de retomar o nível pré-mórbido (antes da doença) de desempeno ocupacional, dificuldades em reconhecer e expressar emoções e estreitamento no repertório de comportamentos interpessoais, envolvendo vários tipos possíveis de inadequações, nesta última área como, por exemplo, ter atitudes excessivamente recatadas ou excessivamente invasivas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Esquizofrenia pode levar ao isolamento social, quando não tratada adequadamente. Abraço.
A esquizofrenia é considerada um transtorno psicótico. A deficiência provocada pela esquizofrenia pode ser caracterizada por uma série de sintomas e limitações que afetam a capacidade do indivíduo de se relacionar com o mundo ao seu redor. Algumas das características mais comuns incluem:

Sintomas positivos: delírios, alucinações, pensamento desordenado, comportamento catatônico, entre outros.

Sintomas negativos: apatia, pobreza de emoções, falta de motivação, dificuldade de iniciar atividades e expressar sentimentos.

Dificuldade de socialização: as pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldades para se relacionar com outras pessoas, manter amizades ou estabelecer relacionamentos íntimos.

Limitações cognitivas: a esquizofrenia pode afetar a capacidade de processamento da informação e memória, bem como a capacidade de resolver problemas.

Dificuldades de trabalho: muitas pessoas com esquizofrenia têm dificuldade em manter empregos ou frequentar a escola.

Dependência de cuidados: algumas pessoas com esquizofrenia podem precisar de cuidados constantes, especialmente se os sintomas são graves.

Estigma: infelizmente, as pessoas com esquizofrenia muitas vezes enfrentam estigma e discriminação, o que pode tornar ainda mais difícil para elas viver uma vida normal.

Embora a esquizofrenia seja uma condição séria e desafiadora, muitas pessoas são capazes de gerenciar seus sintomas e viver uma vida satisfatória com o tratamento adequado.

Especialistas

Vinicius Eloi

Vinicius Eloi

Psicólogo

Fortaleza

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.