Espironolactona é usada no tratamento da acne? Como funciona?

3 respostas
Espironolactona é usada no tratamento da acne? Como funciona?
A espironolactona pode ser usada no tratamento da acne por atuar no bloqueio dos receptores de andrógenos (função antiandrogênica), suprimindo a produção de sebo de maneira dose-dependente. Pode ter efeitos colaterais tais como irregularidade menstrual, mastalgia, fadiga, cefaleia, etc. O fato de se tratar de um diurético poupador de potássio utilizado como anti-hipertensivo deve ser levado em consideração ao se usar esta medicação. O dermatologista deve avaliar cada caso individualmente e decidir se há ou não indicação de associação da espironolactona ao tratamento da acne.

A espironolactona é uma diurético poupador de potássio com fraca atividade anti hipertensiva, muito usado na dermatologia para diminuir a ação da testosterona na pele e nos cabelos ( atividade anti androgênica ). Usada para tratamento da acne da mulher adulta, oleosidade excessiva feminina , alopecia androgenética feminina e hirsutismo.
Olá! Sim! Um dos mecanismos do surgimento da acne é o aumento da produção do sebo, que é regulado pelos hormonios sexuais, notadamente a testosterona. As glândulas sebáceas possuem receptores para esses hormônios que, ao se ligarem ali, sinalizam a produção de mais sebo. A espironolactona é um bloqueador desses receptores e reduz justamente essa sinalização, reduzido a produção do sebo e, portanto, controlando esse mecanismo! No entanto, esse não é o unico deles e é importante consultar o médico dermatologista para instituir um tratamento que faça sentido para o seu caso específico de acne. A disposição.