Escitalopram pode intensificar irritabilidade? Uma pessoa do meu convívio está usando essa medicação

2 respostas
Escitalopram pode intensificar irritabilidade? Uma pessoa do meu convívio está usando essa medicação e está com muita irritabilidade e muito eufórico.
O Escitalopram é uma medicação da classe dos Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS). De modo bem resumido, costuma-se prescrever a medicação para episódios depressivos e/ou transtornos de ansiedade. Durante a introdução da medicação, nas primeiras semanas de uso, sintomas como a irritabilidade podem vir a piorar, no entanto, trata-se de um efeito adverso passageiro. Devo ressaltar que devemos ter atenção com o grau de irritabilidade, pois, quando seguido de sintomas como euforia, diminuição da necessidade do sono ou pressão de fala se faz necessário uma avaliação psiquiátrica, para rever a medicação e considerar um possível diagnóstico diferencial como Transtorno Afetivo Bipolar, por exemplo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Quando a pessoa em uso de escitalopram fica eufórico e agressivo, é bom que seja revisto seu diagnóstico, pois trata-se de um paciente vítima de depressão bipolar e não de depressão unipolar. Não é indicado o uso de antidepressivo nos bipolares por risco de exacerbar o quadro maníaco, a não ser que antes do antidepressivo o médico use estabilizador de humor. Importante voltar ao psiquiatra que está tratando dele para nova consulta e conduta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2152 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.