Escitalopram diminui a potência sexual ? O que devo fazer pra não diminuir minha apetite sexual

2 respostas
Escitalopram diminui a potência sexual ? O que devo fazer pra não diminuir meu apetite sexual?
Sim, pode reduzir a libido, retardar a ejaculação, causar impotencia sexual, reduzir a lubrificação vaginal,....
Para melhorar existem varias possibilidades como alterar sua dosagem, adicionar medicações, trocar o escitalopram, trocar de marca do escitalopram, modificar o modo de tomar, modificar hábitos de vida, modificar a relação com parceiro/parceira,....

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Sim, o escitalopram, que é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), pode causar efeitos colaterais sexuais em algumas pessoas, incluindo diminuição do desejo sexual, dificuldade em alcançar o orgasmo e dificuldade de ereção ou lubrificação vaginal. Esses efeitos colaterais podem afetar a função sexual de algumas pessoas que estão em tratamento com escitalopram.

Se você está preocupado com a diminuição do apetite sexual enquanto toma escitalopram, aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a minimizar esse efeito colateral:

Comunicação aberta com seu médico: Se você estiver experimentando diminuição do desejo sexual ou outros problemas sexuais enquanto toma escitalopram, é importante discutir esses sintomas com seu médico. Eles podem ajustar a dose do medicamento, prescrever outros medicamentos para ajudar a gerenciar os efeitos colaterais ou considerar outras opções de tratamento.

Avaliação dos benefícios e riscos: Se o escitalopram estiver sendo eficaz no tratamento da sua condição de saúde mental, pode ser útil avaliar os benefícios do tratamento em relação aos efeitos colaterais sexuais. Você e seu médico podem discutir se os benefícios do escitalopram superam os efeitos colaterais sexuais e se outras opções de tratamento seriam mais adequadas para você.

Terapia sexual: Se você estiver enfrentando problemas sexuais relacionados ao tratamento com escitalopram, a terapia sexual com um terapeuta especializado pode ser benéfica. A terapia sexual pode ajudar a identificar e abordar questões emocionais, psicológicas ou relacionais que possam estar contribuindo para os problemas sexuais e fornecer estratégias para melhorar a intimidade e a satisfação sexual.

Estilo de vida saudável: Manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e práticas de relaxamento, pode ajudar a melhorar o bem-estar geral e a função sexual. Além disso, evitar o consumo excessivo de álcool e outras substâncias pode ajudar a minimizar os efeitos colaterais sexuais.

É importante lembrar que nem todas as pessoas experimentarão diminuição do apetite sexual enquanto tomam escitalopram, e os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa. Se você estiver enfrentando problemas sexuais relacionados ao tratamento com escitalopram, é fundamental buscar orientação médica e considerar opções de tratamento adicionais para ajudar a minimizar esses efeitos colaterais. Nunca ajuste a dose do medicamento ou interrompa o tratamento sem consultar seu médico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2156 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.