escitalopram causa ganho de peso?

3 respostas
escitalopram causa ganho de peso?
Boa noite.
Apesar de pertencerem a mesma classe, ISRS (inibidores seletivos de receptação serotonina) existe uma ampla variação entre uma droga e outra.
O escitalopram é uma molécula extremamente seletiva comumente utilizada no tratamento da Sd Panico, Fobias, Aniedade, TOC e depressão.
Seu efeito sob o ganho de peso é considerado nulo (assim como o citalopram). A paroxetina por exemplo costuma dar aumento de peso. E a fluoxetina, fluvoxamina e serralina comumente provocam redução peso nos meses iniciais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O escitalopram é uma medicação do grupo dos inibidores de recaptação da serotonina (ISRS), que são drogas que atuam no sistema nervoso corrigindo alterações químicas envolvidas na depressão e também na ansiedade.

Num primeiro momento, elas levam a um aumento da serotonina, uma substância química que atua, entre outros, na comunicação entre as células nervosas, no cérebro. Entretanto, a médio e longo prazo, não se sabe como exercem sua ação e, possivelmente, estão envolvidos outros mecanismos.

Um efeito frequente deste tipo de medicações é diminuir o apetite, nos primeiros meses de tratamento. Apesar de vários pacientes se queixarem de aumento de peso, no decorrer do tratamento, não há provas científicas de que isto ocorra e é possível que, se ocorrer este aumento, ele seja devido a outros fatores, tais como melhora do apetite, em pessoas que saem da depressão e consumo de alimentos com alto teor calórico e pouco exercício físico.
Olá, pode ocorrer alteração do apetite sim, seja aumento ou redução. Nos casos de aumento do apetite, é comum observarmos aumento da preferência por doces, ocasionando em alguns casos o ganho de peso. Importante lembrar de praticar atividade física dentro de suas possibilidades e converse com seu médico sobre a ocorrência desse efeito.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2145 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.