Erotomania existe de forma branda?

8 respostas
Erotomania existe de forma branda?
Qualquer doenças clínica ou psiquiátrica pode ocorrer em intensidades diferentes. Um paciente com pressão alta pode ser leve, moderada ou grave.

Na erotomania não é diferente. os pacietnes podem ter desde formas subclínicas, com mínimas repercussões funcionais, até graves comportamentos disruptivos e socialmente inadequados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante consultar um psiquiatra para verificar o diagnóstico adequado e trabalhar os sintomas emocionais em psicoterapia com um psicólogo. Geralmente a erotomania vem acompanhada de outras patologias como esquizofrenia ou depressão e é importante que o paciente procure ajuda de profissionais que mencionei anteriormente para que tenha uma qualidade de vida melhor.
Olá! Todos os transtornos podem variar de intensidade, mas é importante verificar de onde veio esse diagnóstico. Seria importante consultar um psiquiatra para entender melhor o que está acontecendo e um psicólogo para fazer o tratamento das questões afetivo-emocionais que você está vivenciando.
Sim, é possível existir intensidade mais branda do transtorno. Contudo, estamos falando de um transtorno delirante. Convém ter cuidado ao definir tal diagnóstico. Recomendo que tal avaliação seja feita por um profissional, seja um psicólogo ou um psiquiatra.
Boa tarde, tudo bem?
O que você quer dizer por leve erotomania?
Todos os transtornos dizem de características humanas, assim é muito comum nos identificarmos com as descrições deles, quando se trata de um transtorno normalme te atrapalha significativamente algum aspecto da vida, se esse for o caso é a hora de procurar um profissional. Contudo se não for, talvez valha a pena procurar um psicsnalista para lidar com essa questão em análise. Assim, recomendo você procurar um profissiomal a sua escolha para tirar essa dúvida.pessoalmente porque há a possibilidade de pensar a erotomania leve, mas que devidamente contornado em modos de lidar com isso sem nenhum problema.
Espero que eu tenha ajudado.
Abraços.
É "mania", portanto em si já um transtorno, também chamado Amor Platônico ou Síndrome de Clerambaut, é um quadro delirante, e em geral acompanhado de 3 etapas: esperança; despeito e rancor.

A partir de qual etapa, do tempo do sintoma e de cada fase, como o paciente reage às ocorrências, etc., pode-se avaliar a gravidade situacional do quadro.
A erotomania consiste num delírio, UM ACHAR diferente ,em que uma pessoa se encontra convicta de que outra, está secretamente apaixonada por ela, muitas vezes são pessoas de classes sociais diferentes( não necessariamente obrigatório) sendo também conhecida como “Síndrome do Amor Platônico ”.
Todo delírio é um tipo de transtorno e deve ser tratado conforme seu grau de intensidade...pode ser acompanhado por profissionais diversos da área da saúde e terapêutica.
Ah, o amor... esse delírio tão necessário à vida... Bem, independente da intensidade da erotomania, que sim, claro, existe de forma singular em cada sujeito, pode ser motivo de preocupação mais pela estrutura de personalidade que pelo sintoma em si. O amor é buscado das mais diversas formas, tantas quantas existem pessoas no mundo e que variam em igual intensidade de medo de perda e abandono. Todo trabalho psicanalítico envolve o tratamento da regulação da capacidade de amar X medos e fantasmas sobre abandono e perda. Abs!

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Natalia Elisa Rocha

Natalia Elisa Rocha

Psicanalista

Indaiatuba

Raquel Moret

Raquel Moret

Psicanalista

Duque de Caxias

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos afetivo-emocionais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.