Entrar em fase de hipomania, pode indicar bipolaridade?

5 respostas
Entrar em fase de hipomania, pode indicar bipolaridade?
O Diagnóstico de uma doença não se pode basear somente em um critério de hipomania é necessário mais critérios para classificar uma doença do humor Bipolar segundo nossa classificação pelo DSM V .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Eu só posso dizer que é sintoma de um quadro clínico que merece muita atenção e a consulta e avaliação de um profissional, com mais cuidado e profundidade, já que a descrição de apenas um sintoma, sem uma escuta mais detalhada e abrangente do sujeito torna muito precária a afirmação de um diagnóstico definitivo, o que só deve ser feito depois de um processo de avaliação mais detalhado, com a realização de várias entrevistas de avaliação, que poderão indicar a direção a ser tomada no tratamento de seu quadro clínico que merece muita atenção e cuidado, com toda a certeza. Mas, sem pressa para se chegar a diagnósticos e rótulos clínicos que podem acabar causando tanto dano à vida do paciente quanto o diagnóstico em si, se forem proferidos e afirmados apenas a partir de um único sintoma e não do entendimento do quadro mais completo.
Espero ter ajudado.
abraços
Pode não, necessariamente significa que a pessoa tem Transtorno de Humor Bipolar. No caso o subtipo 2, com alternâncias entre fase depressiva, e hipomaniaca.
Procure um psicólogo ou psiquiatra para que seja feita uma melhor investigação dos sintomas que estão sendo manifestados. Pode ser que você esteja manifestando sintoma de hipomania, mas apenas respondentes de ansiedade!!!

Att,

Jr. Gaia
Serão exatamente as fases de hipomania/ mania que irão afirmar o diagnóstico de T. Bipolar. Algumas considerações se fazem necessárias neste momento: caso haja um tratamento prévio dirigido para depressão (com uso exclusivo de antidepressivos, por exemplo), o mesmo deverá ser revisto com maior brevidade possível, dados os riscos que um episódio hipomaníaco pode trazer ao paciente (desde riscos significativamente aumentados de tentativa de suicídio a riscos psicossociais e neurológicos).
Embora, nesta fase, o paciente venha a se sentir MUITO BEM, inclusive podendo obter ganhos sociais, financeiros e emocionais notáveis, é crucial que se intervenha e que o tratamento seja melhor orientado.
Para isto, é importantíssimo acompanhamento de perto do psicólogo e psiquiatra que o acompanham, embora o paciente possa até a vir achar que não precise. T. Bipolar é uma condição que traz muitos riscos ao paciente, porém, grande parte, apresenta ótimas respostas ao tratamento e qualidade dee vida.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 915 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.