Engasguei a 2 anos com arroz. Na época fui no médico e tirei RX do torax não deu nada nem na esculta

8 respostas
Engasguei a 2 anos com arroz. Na época fui no médico e tirei RX do torax não deu nada nem na esculta nem no exame e aproveitei e parei de fumar tudo no mesmo dia. Acontece que desde então penso na respiração toda hora e fico puxando o ar pois tenho medo de não respirar.Será que desenvolvi pânico?
Um dos sintomas da síndrome do pânico dentre vários está relacionado a falta de ar. É preciso uma fazer uma investigação mais detalhada da sua história de vida. Esse episódio ficou registrado em sua mente como uma crença de que você poderá em algum momento parar de respirar. É preciso fazer um treino na terapia de dessensibilização, onde irá ser trabalhado através de técnicas específicas de modificação desses pensamento disfuncionais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ok. Tudo bem! Estudos apontam a terapia EMDR como melhor tratamento para memórias traumáticas e de estresse. Tanto que a OMS recomenda. O EMDR limpa essa memória que mesmo não esteja disponível, mas sabota o seu dia a dia. Para fazer essa terapia, o psicólogo deve ter treinamento. Minha sugestão é procurar um psicólogo com treinamento e certificado do EMDR Brasil. Essa terapia é americana e tem bases no Terapia Cognitivo Comportamental. Boa sorte...
Prezado(a) não é possível afirmar nada a partir de um relato tão curto. É preciso investigar outras coisas; não se poder partir de um único evento na vida da pessoa e tirar conclusões confiáveis. Se quer ver esta situação resolvida sugiro que procure um psicólogo ou psicanalista. Abraço.
Boa noite!
Realmente não dá para avaliar apenas com esse relato seu. Para chegarmos a um diagnóstico é necessário investigar outras coisas para chegarmos a uma resposta. Sugiro que marque uma consulta com um psicólogo da terapia cognitiva comportamental para saber ao certo o que acontece. Pois a Terapia Cognitiva comportamental tem mostrado êxito em ansiedade, pânico, depressão dentre outros quadros.
Espero tê-lo ajudado
Att. Beatriz Sá
Concordo com os demais especialistas que é importante uma maior investigação. Você está em sofrimento e o ideal é buscar ajuda o quanto antes. Marque uma consulta com psicólogo e inicie a terapia. Ele vai te auxiliar no melhor tratamento.
Desejo tudo de bom e que encontre os meios para sua melhora o quanto antes.
Atenciosamente; Psicóloga, Danielle Danielle
Quem sabe o que você não seja síndrome do pânico! Faz análise? Se não, recomendo fortemente pois você me parece muito angustiada!
Essa respiração superficial vem a partir do momento em que você se preocupou em não conseguir mais respirar direito. Ótima percepção! Essas ocasiões se repetem porque em outras situações nas quais você está ansioso, esse medo retorna. Técnicas de relaxamento e de respiração podem ser boas estratégias para reduzir a sua ansiedade e regularizar adequadamente o seu ritmo. Técnicas de exposição relacionadas a ansiedade em ficar sem ar também. Encontre um Terapeuta Cognitivo-Comportamental de confiança que ele lhe explicará maiores detalhes, bem como te ajudará a compreender melhor seu quadro!
O medo de não conseguir mais respirar associado a um evento da natureza do que foi relatado, certamente encontra componentes de ordem, ou de desordem, psíquica relevante. Muita coisa tem sido tratada como Síndrome do Pânico hoje em dia, mas o mais importante não é a denominação, a rotulação, e sim a compreensão do quadro clínico. Pelo seu relato haveria uma porção de hipóteses diagnósticas: Transtorno de Ansiedade, Síndrome de Estresse Pós-Traumático, Pânico, até mesmo Transtorno Somatoforme, entre outros. Vai depender do detalhamento do quadro e a compreensão do profissional. Contudo, importará mais o que será feito com isso. Só denominar o que se tem não resolve o problema. Por isso nós, profissionais, recomendamos sempre a busca por um especialista. O método psicanalítico compreende tratamento cujo resgate ou a construção do significado dessa angústia de morte associada ao evento, posto que não há indício de desordem orgânica, produz eliminação do sintoma. Estou à disposição!

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.