Encefalite límbica gera alguma sequela definitiva no sistema cognitivo?

2 respostas
Encefalite límbica gera alguma sequela definitiva no sistema cognitivo?
Gostaria de acrescentar uma resposta caso a pergunta tenha se relacionado com "Encefalite Limbica PARANEOPLASICA". Encefalite limbica é uma das clássicas síndromes paraneoplásicas que envolvem o sistema nervoso central. Apesar de eu ter falado "clássica" é uma desordem rara e mais comumente relacionado a neoplasias pulmonares (como o câncer de pulmão do tipo pequenas células). Como afeta o sistema limbico, perda de memória faz parte do quadro clínico (que pode ser mais amplo, envolvendo confusão mental e quadros psiquiátricos). O diagnóstico costuma ser difícil, e costuma envolver exames de imagem (como ressonância), líquor e pesquisa de anticorpos antineuronais como o anti-Hu. [Atenção: síndromes paraneoplásicas neurológicas podem preceder o diagnóstico do câncer]. O prognóstico varia (dependendo de alguns fatores), com alguns pacientes tendo melhora completa espontânea e outros podem ter sequelas neurológicas permanentes

Olá!
Em tese, qualquer processo inflamatório do cérebro (encefalite) pode gerar sequelas. Estas podem ser das mais variadas naturezas, incluindo dificuldades físicas/motoras ou cognitivas e comportamentais. O sistema límbico (formado por algumas estruturas específicas do cérebro) está especialmente envolvido com as funções de memória, emoções, comportamento social e controle de funções vegetativas (inclusive sexual).
A ocorrência de sequelas depende da extensão e intensidade das lesões e também de como eram as funções daquela região cerebral antes do insulto.