EMT é o tratamento de 1ª escolha para uma pessoa de 70 anos? Que a 6 meses começou a ter leves problemas

3 respostas
EMT é o tratamento de 1ª escolha para uma pessoa de 70 anos? Que a 6 meses começou a ter leves problemas de atenção/memorização com irritabilidade moderada.
Achei estranha essa indicação sem antes tentar algo medicamentoso e não solicitar exames.
Obs: Fez uso de benzodiazepínicos durante 40 anos.
EMT é uma possibilidade para a faixa etária, mas sem o diagnóstico adequado não se pode definir tratamento

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A EMTr está indicada no tratamento da depressão maior após a falha com pelo menos 1 antidepressivo. Existem outras indicações como: preferência pessoal ou intolerância ao tratamento medicamentoso. No caso, de um paciente acima de 65 anos, deve sempre avaliar se os sintomas comportamentais como o descritos no caso não sejam decorrentes de um quadro orgânico (ex: demência de alzheimer). Por último, apesar de bastante eficaz no adulto, a eficácia da EMTr ainda não está bem estabelicida na população geriátrica.
A EMT é um tratamento restrito, ainda sem grandes comprovações científicas de eficácia, embora seja praticamente ausente de efeitos colaterais.
As melhores evidências terapêuticas ocorrem na indicação para transtornos do humor (principalmente depressivos) e psicóticos refratários aos tratamentos psicofarmacológicos, em opção à eletroconvulsoterapia. Logo, não seria a primeira alternativa de forma isolada, até mesmo pelo alto custo do procedimento, geralmente não arcado pelas operadoras de saúde.
No mais, pacientes acima de 65 anos com queixas de memória e cognição (atenção, por exemplo) deve-se sempre investigar a ocorrência de transtornos neurocognitivos (síndromes demenciais) para eventual diagnóstico precoce e estabelecimento da terapêutica específica, que não incluiria EMT.
Por fim, novas evidências demonstram que o uso prolongado de benzodiazepínicos é fator de risco para transtornos neurocognitivos, mesmo com a suspensão do uso dos mesmos, que causam dificuldade na memorização

Especialistas

Egas Caparelli Dáquer

Egas Caparelli Dáquer

Neurologista

Rio de Janeiro

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.