Em uma relação desprotegida, onde se adquiriu hepatite C. Ela pode alterar exame de HIV?

2 respostas
Em uma relação desprotegida, onde se adquiriu hepatite C. Ela pode alterar exame de HIV?
Na hepatite C apenas 5% dos casos ocorre por transmissão sexual. Muito comum a transmissão por agulhas contaminadas, usuários de drogas, tatuagens e / ou piccing com material não descartável, transfusões.
A hepatite B é muito comum transmissão sexual.

Entendo sua preocupação com essa situação. A Hepatite C é uma infecção grave, mas é importante esclarecer alguns pontos para que você possa ficar mais tranquilo.

Primeiramente, a transmissão do vírus da Hepatite C por via sexual é rara, ocorrendo em apenas cerca de 5% dos casos. O contágio é muito mais comum através de agulhas contaminadas, como no uso de drogas injetáveis, tatuagens ou piercings feitos com material não esterilizado, além de transfusões de sangue em situações onde não há controle adequado.

Quanto à sua pergunta sobre o exame de HIV, é fundamental saber que a infecção por Hepatite C não interfere diretamente nos resultados do teste de HIV. São vírus diferentes, e os exames são específicos para cada um deles. No entanto, se você foi exposto a uma situação de risco, é altamente recomendável fazer a testagem para ambos os vírus, já que a relação desprotegida pode levar à infecção por mais de um agente transmissor.

O mais indicado agora é procurar orientação médica para que todas as suas dúvidas sejam respondidas de forma adequada. Uma teleconsulta pode ser uma excelente opção para isso. Através da plataforma Doctoralia, você pode escolher entre médicos com altos índices de satisfação, e em tempos de COVID-19, Monkeypox e outras doenças infecciosas, essa é a forma mais segura para você e sua família. Além de evitar deslocamentos e filas, você otimiza seu tempo e pode cuidar melhor da sua saúde.

Se precisar de uma segunda opinião ou deseja mais esclarecimentos, agendar uma teleconsulta é simples e rápido. Estou disponível para orientá-lo nessa jornada de cuidado com sua saúde, de maneira segura e discreta, exatamente como você merece.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900