Em um congresso recente, uma professora renomada de fonoaudiologia disse que déficits no tráfego intracelular

6 respostas
Em um congresso recente, uma professora renomada de fonoaudiologia disse que déficits no tráfego intracelular de proteínas são responsáveis por todos os casos de gagueira persistente do desenvolvimento que seguem um curso progressivo de piora com o tempo. O que ela quis dizer com isso?
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
Prezado(a),
creio que a nobre profissional possa ter expressado-se de forma demasiadamente específica de modo a prejudicar o entendimento.
Porém, é fundamental que você saiba que a questão da gagueira e dos tiques são abordadas também por outros profissionais como o Médico Neurologista e o Médico Psiquiatra.
Caso você sofra com um quadro de gagueira/tiques, compreendo fundamental que busque o olhar desses profissionais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Katia Nahas
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Concordo com todas as opiniões até aqui expressadas. Procure orientação médica conforme sugerido, e alie um tratamento psicológico. A Psicanálise também trata a gagueira e os tiques, que são vistos como manifestações do inconsciente, o que significa um tratamento na busca pelo auto conhecimento. Boa sorte!!!
Realmente o que vc entendeu no discurso da profissional é muito específico. Provavelmente na palestra ela deve ter deixado um email de contato. Sugiro que fale com ela para te dar melhores esclarecimentos.
Quanto a gagueira, além da origem psicomotora pode ter também componentes psicológicos, incluindo ansiedade elevada e, a Terapia Cognitivo Comportamental-TCC, é um tipo de terapia que tem vários instrumentos para trata-la. Não esqueça também que é importante fazer uma avaliação psiquiátrica para descartar outras comorbidades(transtornos paralelos) e da fono para a realização dos exercícios mecânicos. Na maioria das vezes, gagueira é tratada por estes 3 profissionais em conjunto.
 Cláudia Aparecida Borges Magalhães
Psicopedagogo
Belo Horizonte
O ideal é que busque orientação com os dois profissionais.
O trabalho em conjunto , diante dos sintomas apresentados por você, seria o ideal.
 Dirk Albrecht Dieter Belau
Psicanalista
São Paulo
"... deficits no tráfego intercelular de proteinas ..."

Se realmente é o que ela disse, procure esquecer. Não temos como explicar determinados comportamentos por processos no cérebro (imagino que ela estava falando do cérebro?). Este é o grande sonho dos neuro-pesquisadores, e da indústria farmacêutica que em grande parte paga os projetos deles. Existem tantos "trafegos intercelulares de proteinas" (milhares e milhares) cuja grande maioria, inclusive, não foi no mínimo entendida, que é irresponsável falar deles como explicativos sem dizer que podem ter outros que talvez explicariam o contrário se nos os conhecessemos.

Comportamento tem a ver com o sentido vivido e projetado. A parte corporal faz parte mas não tem privilégio para explicar o quê é causa e o quê é efeito.

Por isto, qualquer abordagem pode ter os seus méritos. Tanto a psicoterapêutica profunda que lhe ajude a se sentir mais seguro na vida como a comportamental que lhe ensine como usar os seus órgãos com mais calma.
A gagueira e uma repetição na fala de origem psicomotora, o tratamento existe e quanto mais precoce o diagnostico melhores resultados.
no que se refere palestra, a professora pode ter equivocado e ou você entendeu de outra.
Não sei se vocês já observaram, mas o portador de gagueira quando canta não demostra quaisquer comprometimento na fala. Demostra mais uma vez que é psicomotor.
Isso significa, que um bom fono e a terapia cognitivo comportamental, pode melhorar o quadro em números bem expressivos e também a cura.

Especialistas

Ana Flávia Mendes

Ana Flávia Mendes

Fonoaudiólogo

Montes Claros

Renata Adams Fernandes

Renata Adams Fernandes

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Flávia Ferreira

Flávia Ferreira

Fonoaudiólogo

Aracaju

Cristiane Matheus

Cristiane Matheus

Fonoaudiólogo

São Paulo

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.