Em se tratando de nutrientes, quais alimentos substituem o arroz e feijão em uma refeição?

5 respostas
Em se tratando de nutrientes, quais alimentos substituem o arroz e feijão em uma refeição?
Olá tudo bem?
O arroz e o feijão é uma dupla fantástica de aminoácidos, o que falta em um, tem no outro.
Para substituir o arroz temos outros carboidratos muito bons como a batata inglesa, a batata doce, o aipim, a batata baroa, inhame, macarrão..
Para substituir o feijão preto, temos os demais na lista das leguminosas, tais como a lentilha, o grão de bico, o feijão fradinho, o feijão azuki...
Todavia, cada feijão e as fontes de carboidratos que citei tem suas concentrações de nutrientes específicas e direcionamentos clínicos.
Espero ter contribuído com as informações, abraço da nutri.

O arroz e o feijão são uma combinação comum porque fornecem proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais.
Macarrão de trigo integral: Macarrão de trigo integral é uma boa fonte de carboidratos complexos e fibras. Ele pode ser uma substituição direta para o arroz e combina bem com vários sabores, como molhos de tomate, pesto, ou pratos à base de legumes.
Quinoa: A quinoa é um grão integral considerado uma proteína completa, pois contém todos os aminoácidos essenciais. Ela também é rica em fibras, vitaminas e minerais, tornando-a uma excelente escolha nutritiva.
Cuscuz integral: O cuscuz integral é uma alternativa de grão integral que é fácil e rápido de preparar. Ele é uma boa fonte de carboidratos e pode ser combinado com vegetais, ervas e proteínas para criar pratos saborosos.
Batata-doce: A batata-doce é um complexo de carboidrato que pode substituir o arroz em uma refeição. Ela é rica em fibras, vitaminas (como vitamina A e C) e minerais (como potássio).
Leguminosas diversas: Legumes como brócolis, couve-flor, abóbora e cenoura podem ser cozidos, assados ​​ou refogados para servir como base de uma refeição nutritiva. Eles fornecem vitaminas, minerais e fibras.
Tofu ou tempeh: Tofu e tempeh são boas fontes de proteína vegetal e podem ser preparados de várias maneiras. Eles são uma alternativa saudável para o feijão em termos de proteína.
Lentilhas ou grão de bico: Se você deseja manter uma fonte de proteína vegetal na refeição, lentilhas e grão de bico são excelentes opções. Eles são ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
Arroz integral ou arroz selvagem: Se você quiser manter a base de grãos na refeição, o arroz integral ou o arroz selvagem são alternativas mais nutritivas em comparação com o arroz branco tradicional.
O arroz e o feijão são importantes porque fornecem aminoácidos essenciais necessários à nossa saúde. Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas e são chamados de essenciais porque não são produzidos pelo corpo e, por isso, precisam ser conseguidos na alimentação.

O arroz é rico nos aminoácidos metionina e cisteína, porém é pobre no aminoácido lisina, assim como os outros cereais. O feijão, por sua vez, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína (aminoácidos sulfurados). Percebe-se, portanto, que o arroz e o feijão completam-se, pois, juntos, garantem que nosso corpo obtenha todos os aminoácidos essenciais. Porém, como o arroz é um carboidrato você pode substituir por batata, batata doce, macarrão. Enquanto o feijão é uma leguminosa que pode ser substituído por lentilha, grão de bico, ervilha.
Olá, como vai? Ótima pergunta! Arroz é do grupo dos cereais e Feijão é do grupo das leguminosas. Então, os cereais são: arroz, milho, trigo, quinoa, centeio, cevada, entre outros (menos conhecidos) e leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja e amendoim.
Espero ter te ajudado, bjs da @dehgaribanutri
Olá,
boas opções de substituição são: quinoa com grão de bico, quinoa com lentilha, batatas com ervilhas, entre outros. No entanto, sugiro NÃO retirar de sua alimentação o arroz com feijão, pois são alimentos completos e importantes para sua saúde. Para uma conduta personalizada, agende uma consulta.