Em que área do cérebro é responsável pelas emoções e sentimentos?

8 respostas
Em que área do cérebro é responsável pelas emoções e sentimentos?
Não existe uma área específica do cérebro responsável por emoções e sentimentos. Apesar de não haver uma definição absoluta, emoções são alterações comportamentais mais primárias, tais como raiva, ansiedade, medo, euforia. Sentimentos envolvem um objeto - amor, ódio, saudades. As emoções estão muito relacionadas a uma área profunda e antiga do cérebro, o "sistema límbico" que, na evolução, das espécies, possivelmente surgiu no estágio dos répteis, que já possuem este sistema há centenas de milhões de anos, assim como as aves e mamíferos que deles descendem. Mas, existem indícios de que emoções podem estar presentes mesmo em espécies mais antigas, como anfíbios (sapos, salamandras) e peixes. Animais ainda mais antigos, como os crustáceos (camarão, lagosta) possuem a capacidade de distinguir estímulos negativos de positivos (e, portanto, teoricamente, sofrer).
Sentimentos envolvem emoções e interação entre muitas áreas cerebrais, sobretudo as relacionadas à capacidade da fala.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essa pergunta não tem resposta. O cérebro é uma rede de altíssima complexidade e praticamente tudo é interligado. Existem algumas áreas mais específicas( como a amígdala e área cortical), mas qualquer área pode potencialmente alterar a expressão de uma emoção ou sentimento.
O sistema límbico é na prática o responsável pelas emoções, porém isso é apenas no plano físico, ou seja, hormônios. Mas o ser humano é mais que isso, deve se levar em conta os diferentes níveis de consciência, onde ocorrem a supressão e a acessão destes sentimentos. Por isso uma mesma situação pode despertar diferente emoções em pessoas diferentes mesmo sendo o sistema límbico igual para ambos.
Há vários teorias sobre isso.... Na psicanálise, por exemplo, dizemos que as emoções e sentimentos que realmente fazem sentido, seja de maneira real ou recalcada, ficam no ID (inconsciente). Já para a PNL (Programação Neurolinguística) fica do lado direito do cérebro, as emoções e sentimentos e do lado esquerdo a razão. Na neurociência, as amídalas cerebrais seriam as responsáveis por armazenar todas as emoções básicas, como medo, raiva e instinto de sobrevivência. Mas, como os sentimentos são complexos é difícil afirmar uma área específica somente. Pois, já houve casos de perda de parte cerebral, onde a pessoa conseguiu refazer outras ligações dos neurônios para superação do problema.
De fato há uma complexidade de fatores que envolve os sentimentos e as remoções. Como mencionado já pela profissional Valéria o qual concordo com sua opinião, "é difícil afirmar uma área específica somente", Contudo o mais relevante é encontrar uma forma de conhecimento pessoal e administrar tudo de maneira saudável.
Temos a definição cientifica , que é fácil ser encontrada nos sites de busca; acredito que na área psicanalítica vamos encontra no INCONSCIENTE , concordo com as opiniões anteriores mas acredito que o trabalho especifico dentro de cada um procurando suas necessidades podemos chegar a um resultado muito saudável.
Para estudar as diferentes emoções que o ser humano é capaz de sentir é necessário entender as estruturas relacionadas à esses sentimentos, o conjunto de estruturas envolvidas nos processos emocionais chamamos de sistema límbico. Darwin em seu livro publicado em 1872 “The expression of the emotions in man and animals" comparou os tipos de expressões em diferentes animais. Desde então houveram diversas contribuições científicas afim de elucidar o funcionamento fisiológico, uma delas foi a de James Papez, um importante cientista, que contribuiu para os conhecimentos atuais sobre o sistema. Em seus estudos ele tentava correlacionar as estruturas emocionais no sistema nervoso as bases ligadas a emoção, Papez notou que as estruturas eram conectadas entre si formando um circuito hoje chamado de circuito de Papez. Anos mais tarde sua teoria foi comprovada pois a extração bilateral da parte anterior dos lobos temporais (estudo feito em macacos Rhesus) lesou estruturas do sistema límbico causando alteração comportamental, deixando os animais impossibilitados de avaliar situações de perigo diante de situações adversas.
Olá, eu imagino que a sua pergunta seja provocada por alguma situação que esteja vivendo. Acredito que localizar fisicamente onde residem as emoções, embora seja uma questão interessante, não permite lidar com as mesmas. Temos que lidar todo o tempo com nossas emoções, por isso acredito que um bom jeito é poder reconhecê-las e poder falar sobre elas com um profissional que você tenha confiança.

Especialistas

Cristiane Barros

Cristiane Barros

Psicanalista

Cláudio

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Priscylla Spencer

Priscylla Spencer

Psicanalista

São Paulo

Rogério Rocha

Rogério Rocha

Psicanalista, Terapeuta complementar

Duque de Caxias

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos afetivo-emocionais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.