em qual grau pterigio necessita fazer cirurgia?

3 respostas
em qual grau pterigio necessita fazer cirurgia?
Indico o tratamento cirúrgico para pterígeo de acordo com o desconforto e interferência na qualidade de vida do paciente.É preferível aguardar os 36 anos de idade em diante, já que estatisticamente há menor incidência de recidivas. Caso o pterígeo esteja provocando muito olho seco, olho vermelho e causando constrangimentos, como adultos jovens, principalmente no sexo masculino, onde há constantemente 'comentários' sociais a cerca de olho vermelho causando constrangimentos ao paciente, mesmo que a faixa etária seja inferior aos 36 anos de vida, indico o tratamento cirúrgico, conscientizando-o da possibilidade de recidiva e de ser submetido a nova intervenção no pterígeo recidivado, caso isto ocorra. Geralmente não há recidiva, e os pacientes ficam muito satisfeitos com a cirugia. Casos iniciais, leves, devem ser tratados com colírios lubrificantes para tentativa de amenizar o desconforto ocular e social de forma conservadora,não livrando da lesão.Abranda-a apenas.

A indicação da cirurgia do Pterigio pode ser desde o grau 1, aquele que começa a invadir a córnea, até o grau 4 onde já existe acometimento da visão e baixa acuidade visual. Nos pterígios pequenos a indicação será da queixa de desconforto do paciente ( sensação de areia, queimação, ardência) ou estéticas pois aquela carnosidade fica sempre vermelha.
O ideal será a técnica cirurgia a ser realizada que deverá ser sempre associada ao transplante de conjuntiva e com cola biológica, assim reduz o desconforto pos operatório e chance de recidiva.
A indicação para se operar o Pterígio, com as novas técnicas (transplante de conjuntiva e utilização da cola biológica) podem ser as mais amplas possíveis. Desde quando ele ainda é pequeno e incomoda bastante o paciente, quando não melhora com tratamento clínico. Até mesmo quando ele já é maior e atrapalha a visão.