Em quais casos a quimioterapia não cai o cabelo?

4 respostas
Em quais casos a quimioterapia não cai o cabelo?
É muito comum, na sala de espera do oncologista, encontrarmos vários casos de tratamentos nos quais não houve perda de cabelo. Além de cada tipo de câncer ter tratamentos específicos, alguns muitas vezes não são feitos com quimioterapia clássica (aquela que destrói as células de crescimento rápido, tanto tumorais quanto as saudáveis). Várias são as abordagens que tratam o câncer sem atacar as células do couro cabeludo, como é o exemplo da hormonoterapia para o câncer de mama e de próstata, imunoterapia para vários casos de tumores avançados, e medicamentos complementares, como os inibidores de osteólise para controle de metástases ósseas. É importante dentro de todas essas diferentes informações, tirar suas dúvidas e saber todas as particularidades do seu tipo específico de tratamento, para assim se sentir mais confiante e discutir todas as possibilidades de terapia que lhe ofereçam melhor qualidade de vida.

Existem diversas modalidades de tratamento oncológico que não somente a quimioterapia tais como a hormonioterapia, terapia alvo e imunoterapia. Quando falamos em quimioterapia, ha varias classes distintas de quimioterapias, cada uma com mecanismo de ação diferente e perfis de efeitos colaterais distintos. Nem todas elas provocam alopecia ( queda do cabelo ). As principais classes que costumam causar alopecia são as antraciclinas como e o caso da doxorrubicina e os taxanos como o paclitaxel e o docetaxel. Atualmente existem dispositivos como a touca com nitrogênio liquido que mantem o couro cabeludo resfriado durante a infusão da quimioterapia e que, em alguns casos conseguem evitar a queda de cabelos provocada pela quimioterapia.
Primeiramente lembrar que os tratamentos oncológicos podem ser quimioterapia, imunoterapia, terapia alvo, hormonioterapia.... Muito provavelmente a sua dúvida é pertinente a um determinado tratamento que o seu oncologista lhe ofereceu. Quanto à quimioterapia , os tratamentos podem ser feitos com drogas únicas ou combinações, cada um deles com um risco diferente de " perder o cabelo ". Sugiro que você discuta especificamente o tratamento que lhe foi proposto com seu oncologista.
A queda de cabelo depende do tipo de quimioterápico utilizado. Algumas quimioterapias levam a queda de cabelo e outras não. Pergunte ao seu oncologista o nome da quimioterapia e o risco de queda de cabelo com este tratamento.