Em duas medidas consecutivas, minha pressão deu 14x9. Tenho 25 anos e IMC 32. O médico do posto não

2 respostas
Em duas medidas consecutivas, minha pressão deu 14x9. Tenho 25 anos e IMC 32. O médico do posto não quis me medicar, só indicou mudança de hábitos e perda de peso. Devo retornar daqui a 4 meses... Aceito essa conduta ou procuro um cardiologista?
Olá! Estudos recentes tem demonstrado que modificações de hábitos de vida realiadas de forma precoce, podem ser eficazes para curar a condição, em especial a prática de atividades físicas, perda de peso, redução do consumo de sódio e cessação do tabagismo. Portanto esta conduta está corretíssima, vá por este caminho que você tem uma grande chance de sucesso. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
Ao se constatar valores alterados de pressão arterial em consulta médica, esses valores sempre devem ser confirmados fora do consultório, por medida residencial da PA (MRPA) ou medida ambulatorial da PA (MAPA), para evitar erros diagnósticos. Além disso, precisa ser um aparelho validado e calibrado, com um manguito de tamanho adequado para a circunferência do seu braço, assim como a técnica de medicação deve ser feita corretamente.
Tendo em vista esse valor 140x90 mmHg, por você ser um paciente jovem, acredito que não tenha outras comorbidades associadas (ex: presença de doença cardiovascular estabelecida, diabetes, doença renal crônica), o primeiro tratamento será o não farmacológico com as famosas mudanças de estilo de vida (MEV). Em relação a MEV, os principais pontos são a redução do consumo de sódio e aumento do consumo de potássio por meio da dieta (frutas e vegetais). Além disso, recomenda-se atividade física, tanto aeróbica quanto resistiva, por pelo menos 150 minutos na semana.
Após 3 meses você deve passar por uma nova avaliação e ver como estão seus valores pressóricos, caso eles continuem acima de 130x80 mmHg, mesmo você tendo realizado corretamente as medidas não farmacológicas, segundo a nova diretriz de hipertensão arterial, é recomendado o início do tratamento farmacológico.
E não é necessário buscar um cardiologista, o médico de família é totalmente apto a conduzir casos de hipertensão arterial.
Espero ter ajudado :)

Especialistas

Lilian Moraga

Lilian Moraga

Médico clínico geral, Geriatra

Boa Vista

Miguel Oliveira Neves

Miguel Oliveira Neves

Cardiologista, Médico clínico geral, Médico do esporte

Rio de Janeiro

Ahmad Youssef Saleh

Ahmad Youssef Saleh

Cardiologista, Cirurgião cardiovascular

Santo André

Victor Barroso Ribeiro

Victor Barroso Ribeiro

Cardiologista

Guaçuí

Lívia Gomes

Lívia Gomes

Nutricionista

Petrolina

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 228 perguntas sobre Hipertensão arterial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.