Em dois irmaos gemeos, um pode ser diagnosticado com bipolaridade e o outro somente com depressao? Ou

6 respostas
Em dois irmaos gemeos, um pode ser diagnosticado com bipolaridade e o outro somente com depressao? Ou necessariamente devem apresentar as mesmas doenças?
Sim, é possível que um tenha depressão e o outro tenha transtorno bipolar. O irmão com depressão possui um risco muito maior de vir a desenvolver transtorno bipolar do se não tivesse um irmão gêmeo com esse transtorno, mas não é uma certeza.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende. São gêmeos univitelinos ou bivitelinos? No primeiro caso a chance de ambos terem o mesmo diagnóstico é enorme, sendo importante prestar inclusive atenção na medicação antidepressiva que será dada para p segundo, para não indizir uma virada maniaca. Sendo bivitelinos os dois podem ter diagnósticos diferentes ou ainda apenas um deles ter, de fato, alguma doença.
A genética é bem forte para os gêmeos mas o ambiente em que vivem prevalece a genética. Então se estiverem vivendo em ambientes diferentes é possível que não expresse a doença.
Sim é bem possível até porque o ser humano é composto por três vertentes: A genética, o ambiente em que vivem e a percepçao individual de cada um. Levando-se em consideração que a bipolaridade é um transtorno o que consiste em episódios frequentes dia Mania e depressão pode ser que um Apresente o episódio clássico e o outro apenas se manifeste com a depressão até porque mesmo sendo biologicamente semelhante cada indivíduo é único nas suas diferenças
Sim, é possível e, diante de um diagnóstico e se há preocupação em relação a evolução do quadro, eu sugiro que procurem por profissionais da Psicologia e Psiquiatria.
Podem apresentar doenças diferentes mas a chance de um diagnóstico futuro de transtorno bipolar é muito mais alta, tornando o seguimento e a percepção de sinais de alerta para esse diagnóstico algo imprescindível

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.