Em dois irmaos gemeos, um pode ser diagnosticado com bipolaridade e o outro somente com depressao? Ou

6 respostas
Em dois irmaos gemeos, um pode ser diagnosticado com bipolaridade e o outro somente com depressao? Ou necessariamente devem apresentar as mesmas doenças?
Sim, é possível que um tenha depressão e o outro tenha transtorno bipolar. O irmão com depressão possui um risco muito maior de vir a desenvolver transtorno bipolar do se não tivesse um irmão gêmeo com esse transtorno, mas não é uma certeza.

Depende. São gêmeos univitelinos ou bivitelinos? No primeiro caso a chance de ambos terem o mesmo diagnóstico é enorme, sendo importante prestar inclusive atenção na medicação antidepressiva que será dada para p segundo, para não indizir uma virada maniaca. Sendo bivitelinos os dois podem ter diagnósticos diferentes ou ainda apenas um deles ter, de fato, alguma doença.
A genética é bem forte para os gêmeos mas o ambiente em que vivem prevalece a genética. Então se estiverem vivendo em ambientes diferentes é possível que não expresse a doença.
Sim é bem possível até porque o ser humano é composto por três vertentes: A genética, o ambiente em que vivem e a percepçao individual de cada um. Levando-se em consideração que a bipolaridade é um transtorno o que consiste em episódios frequentes dia Mania e depressão pode ser que um Apresente o episódio clássico e o outro apenas se manifeste com a depressão até porque mesmo sendo biologicamente semelhante cada indivíduo é único nas suas diferenças
Sim, é possível e, diante de um diagnóstico e se há preocupação em relação a evolução do quadro, eu sugiro que procurem por profissionais da Psicologia e Psiquiatria.
Podem apresentar doenças diferentes mas a chance de um diagnóstico futuro de transtorno bipolar é muito mais alta, tornando o seguimento e a percepção de sinais de alerta para esse diagnóstico algo imprescindível