Em 2014 tive toxoplasmose eu estava gravida, e tive um aborto.Em 2015 engravidei novamente e giz tes

1 respostas
Em 2014 tive toxoplasmose eu estava gravida, e tive um aborto.Em 2015 engravidei novamente e giz teste de avidez que deu 81.A gravidez correu bem tive meu filho.Agora estou Gravida novamente de 10 semanas e 5 o igg deu 25.1 e o igm deu 0,55 indeterminado.Corro o risco de ter reativado o vírus nessa gestação. É perigoso para o bebe?
Olá! Entendo sua preocupação, especialmente considerando sua história de toxoplasmose e gravidez. Os resultados dos seus exames indicam a presença de anticorpos IgG para toxoplasmose, o que significa que você teve contato com o parasita no passado e desenvolveu imunidade. O IgM indeterminado pode causar preocupação, mas não necessariamente indica uma reativação da infecção.

O fato de seu IgG estar positivo mostra que você já teve contato com a toxoplasmose e possui imunidade. O resultado indeterminado do IgM pode ser devido a várias razões, incluindo a presença de anticorpos antigos ou uma reação cruzada. Reativação da toxoplasmose em uma pessoa imunocompetente (com sistema imunológico funcionando normalmente) é rara. No entanto, é fundamental monitorar e fazer um acompanhamento próximo com seu obstetra.

Se houver uma reativação da toxoplasmose durante a gravidez, existe o risco de transmissão para o feto, o que pode causar complicações. No entanto, com o acompanhamento adequado e possível tratamento, é possível minimizar esses riscos. Recomendo conversar com seu obstetra sobre os resultados. Ele pode sugerir a repetição dos testes para confirmar os resultados ou solicitar outros exames complementares, como a avaliação da avidez do IgG novamente. Além disso, ele pode prescrever tratamento preventivo se necessário.

O tratamento precoce pode ser muito eficaz em reduzir os riscos para o feto. Medicamentos como a espiramicina são frequentemente utilizados para prevenir a transmissão fetal da toxoplasmose. É essencial manter um acompanhamento rigoroso com seu obstetra e seguir todas as orientações médicas. Com o acompanhamento adequado, é possível minimizar os riscos e garantir uma gravidez saudável.

Estou à disposição para qualquer outra dúvida ou esclarecimento. Desejo uma gravidez tranquila e saudável para você e seu bebê.