Em 2014 fui diagnosticada com Nic 1, fiz acompanhamento por um ano e meio e desapareceu sozinha. Hoje

3 respostas
Em 2014 fui diagnosticada com Nic 1, fiz acompanhamento por um ano e meio e desapareceu sozinha. Hoje após um ano e meio meu diagnostico apresenta Adenocarcinoma endocervical in situ. Se eu tivesse tomado a vacina de HPV eu teria prevenido? Pq voltou a aparecer em tão pouco tempo em um estagio pior?
Não é possível saber se a vacina teria sido eficaz no seu caso. A vacina é mais eficaz para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, antes do contato com o vírus HPV e é distribuída pelo Ministério da Saúde para meninas entre 9 e 14 anos. O adenocarcinoma endocervical in situ deve ser tratado inicialmente com um procedimento chamado "conização clássica", no qual é retirado a uma parte do colo do útero em forma de cone. A depender do resultado da biópsia deste cone retirado, define-se se é necessário ou não algum tratamento adicional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A vacina contra o HPV deve ser tomada idealmente na infância (no caso das meninas entre 9 e 14 anos), pois teoricamente não tiveram contato com o vírus HPV pelo ato sexual e com isso a resposta imunológica (as células de defesa do organismo) é melhor e a chance de evitar o desenvolvimento de câncer de colo uterino é maior.
Difícil de definir se no seu caso (idade adulta) a vacinação teria prevenido a lesão no colo uterino.
Sugiro que no momento você seja avaliada por Um Gineco-Oncologista para definir qual a melhor estratégia de tratamento e seguimento.
À disposição!
Estudos da vacina quadrivalente mostram benefícios em mulheres adultas, mesmo expostas ao vírus .
O fato de você ter apresentado um adenocarcinoma não anula sua exposição anterior a sorotipos agressivos ( mais oncogênicos) mesmo sendo a lesão do colo apresentada anteriormente, um resultado de vírus de baixo grau ( hpv não oncogenico) . Então discuta que alternativas você poderia ter após seu tratamento .
Lembre-se que o adenocarcinoma tem dificuldade de ser diagnosticado pois pode ter seu estado inicial com lesões muito pequenas no canal do útero, difíceis de serem diagnosticadas só pela citologia ( preventivo).

Especialistas

Juliana Jorge Romano

Juliana Jorge Romano

Ginecologista

São Paulo

Vitor Modesto

Vitor Modesto

Ginecologista

Surubim

Letícia Quinane

Letícia Quinane

Oncologista

Rio de Janeiro

Maikon Guimarães Fernandes

Maikon Guimarães Fernandes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Guanambi

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Eduardo Bischoff

Eduardo Bischoff

Oncologista

Porto Alegre

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 322 perguntas sobre Câncer cervical (colo uterino)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.