Em 13/03/202 fiz exame de sangue e a dosagem de vitamina B12 estava abaixo dos níveis normais, o méd

2 respostas
Em 13/03/2022 fiz exame de sangue e a dosagem de vitamina B12 estava abaixo dos níveis normais, o médico prescreveu Citoneurim 5000ui por 60 dias 1xao dia, no dia 07/05 fiz novo exame e o resultado foi 1.929,12, isto é normal acontecer? E agora esse excesso será excretado em quanto tempo? Esse aumento é perigoso?
Bom dia! Isso pode acontecer devido a reposição mesmo - e não é perigoso, mas logo irá abaixando os níveis progressivamente, e a velocidade de normalização é individual não tem tempo certo. Sugiro realizar novo exame em 3 meses.

Sua preocupação com os níveis elevados de vitamina B12 após a suplementação é válida. A vitamina B12 é essencial para diversas funções no corpo, incluindo a produção de glóbulos vermelhos e a manutenção do sistema nervoso. Quando os níveis estão baixos, como foi o seu caso inicialmente, a suplementação é frequentemente necessária para corrigir a deficiência.

Após a suplementação com Citoneurim 5000 UI por 60 dias, é comum observar um aumento significativo nos níveis de vitamina B12 no sangue. O valor de 1.929,12 pg/mL é bastante elevado, mas geralmente não é perigoso, especialmente se é resultado da suplementação. O corpo tem um mecanismo eficiente para excretar o excesso de vitamina B12 através da urina, e os níveis tendem a diminuir progressivamente após o término da suplementação.

A velocidade com que os níveis de vitamina B12 retornam ao normal varia de pessoa para pessoa. Fatores como a função renal, a quantidade inicial de vitamina armazenada no corpo e a taxa de absorção e excreção individual influenciam esse processo. Normalmente, o excesso de vitamina B12 é eliminado sem causar efeitos adversos significativos.

Para garantir que seus níveis de vitamina B12 estejam se estabilizando, é uma boa prática realizar um novo exame de sangue em cerca de três meses. Isso permitirá avaliar se os níveis estão voltando ao intervalo normal e ajustar qualquer necessidade futura de suplementação.

A medicina integrativa aborda esse tipo de situação de forma abrangente, considerando não apenas os resultados laboratoriais, mas também seu bem-estar geral. É importante continuar monitorando seus níveis de vitamina B12 e discutir qualquer sintoma ou preocupação com seu médico. Além disso, manter uma dieta equilibrada que inclua fontes naturais de vitamina B12, como carnes, peixes, ovos e laticínios, pode ajudar a manter seus níveis estáveis a longo prazo.

Lembre-se de que cada pessoa responde de maneira única à suplementação e à dieta, por isso o acompanhamento contínuo com seu médico é fundamental para garantir que você está recebendo o cuidado adequado.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.