é verdade que uma pessoa que possui colesterol baixo e que não tem nenhum problema cardíaco de nascença

3 respostas
é verdade que uma pessoa que possui colesterol baixo e que não tem nenhum problema cardíaco de nascença não corre riscos de ter um infarto?
A dislipidemia (Colesterol alto) é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Mas existem outros como: Diabetes, Tabagismo, sedentarismo, Hipertensão arterial e também a história familiar de doença coronariana em parentes diretos (Pai, Mãe ou irmão). O seu médico é capaz de calcular o risco de eventos cardíacos num prazo de 10 anos através de vários "escores de risco cardiovasculares" que temos a disposição e "corrigir" eventuais fatores de risco através de medicamentos ou mudanças de estilo de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, ter colesterol baixo e não ter risco de infarto não é uma verdade por alguns motivos: primeiro porque depende de qual tipo de colesterol que está baixo. O LDL, que é o colesterol ruim, é o principal responsável por entupir os vasos quando elevado. O HDL, é o colesterol bom, e este precisa estar alto para proteger o organismo do entupimento vascular causado pelas outras partículas de colesterol. O VLDL é o terceiro tipo de colesterol e assim como os triglicerídeos, são transformados pelo próprio organismo no colesterol-LDL e também são preocupantes quando altos Uma outra questão é: o colesterol não é o único fator de risco para ter um infarto ou outras doenças cardiovasculares. Fumo, sedentarismo, obesidade, estresse, história familiar e doenças como hipertensão arterial e diabetes são tão importantes quanto o colesterol. Quanto maior o número desses fatores de risco maior a chance da pessoa ter no futuro um evento cardiovascular. Então se cuide! Tenha uma vida saudável. Um abraço.
O principal mecanismo que leva ao infarto do miocárdio é a ateromatose coronariana ( entupimento dos vasos do coração). No entanto, para que isso aconteça o endotélio (camada mais interna dos vasos sanguineos) tem que sofrer algum tipo de lesão ou agressão, normalmente provocada por múltiplos fatores de risco, como: hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade , sedentarismo, estresse, história familiar (genética), colesterol elevado, entre outros. Portanto, o colesterol é apenas um dos fatores de risco envolvidos na formação da placa de gordura. Uma estratificação de risco cardiovascular bem feita pode identificar esses possíveis elementos e corrigi-los a tempo; antes que um evento cardiovascular aconteça. A prevenção fundamentada em hábitos de vida saudáveis, atividade física regular e controle médico periódico, é sempre o melhor caminho.

Especialistas

Roberto Guimarães Kollet

Roberto Guimarães Kollet

Cardiologista

Igrejinha

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Cardiologista

São Paulo

Leonardo Sanches

Leonardo Sanches

Cardiologista

Salvador

Verena Kunz Lopes

Verena Kunz Lopes

Cardiologista

Santos

Giovanni Pinto

Giovanni Pinto

Cardiologista

Barueri

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Doenças Cardiovasculares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.