É verdade que remédios para para transtornos mentais com o passar dos anos aumenta o risco de desenv
2
respostas
É verdade que remédios para para transtornos mentais com o passar dos anos aumenta o risco de desenvolver os doenças como Alzheimer e Parkinson? Com 27 anos comecei a tomar lítio e lamotrigina, e larguei todas medicações por medo das sequelas depois...
Via de regra não. Não é verdade que o tratamento de transtornos mentais aumentam o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. O que acontece, na realidade, é que alguns transtornos mentais como a depressão podem gerar dano cerebral com o passar do tempo, e eles sim aumentam o risco de perda cognitiva e de outras doenças relacionadas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Muito tem se falado nisso ultimamente, mas não procede esta dúvida que o uso das medicações psiquiátricas favorecerem a evolução da Demência de Alzheimer e D. de Parkinson, quando prescritas para tratamento nas variadas patologias e nas dosagens terapêuticas. O que acontece é que determinados calmantes benzodiazepínico podem dar colaterais de esquecimento e as pessoas confundem com Alzheimer; os antipsicóticos podem dar efeitos colaterais, um deles a síndrome parkinsoniana, que pode ser confundido com Parkinson, mas é um colateral com sintomas semelhante a esta doença, ou seja uma síndrome parkinsoniana medicamentosa, que mediante diminuição do antipsicótico ou administração de outro remédio tal efeito desagradável melhora. A medicação lítio por ex., citada por você, é neuroprotetora e até pode retardar o aparecimento de D. de Alzheimer nas vítimas dessa morbidade..
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
- Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?
- Como posso me ajudar se eu for diagnosticada com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.