É verdade que pessoas com Síndrome de Asperger são mais propensas a terem facilidade em matérias com

23 respostas
É verdade que pessoas com Síndrome de Asperger são mais propensas a terem facilidade em matérias como a matemática, por exemplo?
Bom dia,

Primeiramente precisamos através da ciência psicométrica aferir o grau de possível asperger ou qualquer ou síndrome.

Não existe uma regra universal a não ser a da ciência, uma pessoa "dita normal" também pode ter dificuldades com cálculos.

Sugiro realizar uma perícia em saúde mental para melhor posicionar-se no assunto especifico.

Algumas pessoas que estão no espectro do autismo (Aspenger), apresentam habilidades únicas, tem facilidade em aprender novos idiomas, cálculos, informática, música... Entretanto não se trata de uma regra, visto que não ocorre com todos.
Há portadores do transtorno de espectro autista (onde se encontra a Síndrome de Asperger) que possuem altas habilidades em algum área, não necessariamente a matemática. E ter essas altas habilidades também não é uma regra. Um psicólogo especialista em avaliação e em autismo poderá ajudar a identificar os casos.
Olá, esta não é uma afirmativa correta. Realmente, como foi colocado pelas colegas, no espectro autista, observamos muitos pacientes com habilidades especificas, que podem ser variadas, entre elas a matemática, mas não necessariamente. Se tiveres dúvidas, te aconselho a procurar um psicólogo que trabalhe com espectro autista (Asperger) para sanar todas elas. Espero ter te ajudado.
Boa tarde, as pessoas com sindrome de Asperger tem facilidade de se concentrar muito no que estão interessados a fazer e portanto se tornaram muitos abilidosos. A tecnologia a matematica e tudo que requer concentração são as àreas escolhidas onde alcançam resultados exelentes.
Oi, oi...
Pode ser que sim, pode ser que não.
Isso é muito relativo e varia de pessoa para pessoa.
Assim como quem não está no aspecto, desenvolvemos habilidades para além da síndrome e não é via de regra.
Não necessariamente. Voce pode procurar um psicólogo especialista em neuropsicologia para avaliar a capacidade intelecutal do TEA.
Na verdade, não é tão específico assim. O Asperger tem um maior funcionamento do que o TEA padrão, e por isso, o aprendizado é percebido mais fluido. Uma vez que, como os demais TEA, há uma dificuldade em entender subjetividades, sentidos figurados, e uma maior literalidade, a matemática garante um aspecto de mais certezas e solidez para a pessoa e ela tem chão mais firma para se desenvolver. Ele pode ser ótimo com contas, expressões e etc, e ter dificuldades em interpretar situações problemas, porque estes envolvem interpretação de texto, que é algo mais subjetivo. Espero ter ajudado.
Olá, As pessoas com Síndrome de
Asperger geralmente têm elevadas habilidades cognitivas, no entanto como já foi colocado por outros colegas, isso não é uma regra, devemos lembrar sempre que somos seres únicos e nossas capacidades e habilidades variam muito de acordo com o meio em que vivemos, os estímulos que recebemos, ou seja quanto mais estímulos e meio ambiente favorável melhor desenvolveremos nossas habilidades, isso é válido para qualquer pessoa independentemente de termos ou não uma síndrome. Uma avaliação com o especialista é sempre bem vinda justamente para que se possa oferecer os estímulos mais adequados de acordo com a necessidade.
Espero ter ajudado.
Como trata-se de um transtorno que carrega consigo a sintomática de alto rendimento, o portador terá “facilidade” no que for de seu interesse. Vide, por exemplo o jogador Lionel Messi, que é um portador do transtorno.
Não. Alguns indivíduos com Asperger podem ter altas habilidades em matemática e/ou outras áreas, mas isto não acontece com todos. Boa sorte em suas buscas!
Abraço.
Boa tarde,
Hoje em dia o termo Síndrome de Asperger não se utiliza mais. De acordo com DSM V (2013) o termo correto é Transtorno do Espectro Autista de grau leve.
Essas pessoas com TEA podem ter habilidades diversas tanto para idiomas, por exemplo, mas também podem ser bons de matemática. Atendo alguns com habilidades de raciocínio lógico acima da média e outros com maior facilidade em aprender idiomas. Ambos são considerados leves.
Não existem evidências que demonstrem uma limitação na aprendizagem formal de alguma ciência, tanto que, uma possibilidade a se considerar, é uma performance cognitiva nos aspectos da inteligência. O que pode se apresentar é alguma dificuldade específica da aprendizagem e não raras vezes na interação, relacionamento e emoções. É importante atualizar que o Asperger como condição e experiência não configura uma doença ou transtorno, passando a ser abarcado pelos estudos neurológicos das concepções de transtornos globais de desenvolvimento e enquadrado por TEA (Transtorno do Espectro Autista), aproximando-se então, de um típico espectro. Estar atento a esta condição previne e promove as intercorrências de comorbidades, como ansiedade, depressão, fobias.
Síndrome de Asperger está entrando em desuso, ou seja indivíduos com esse diagnostico em algum momento de seu desenvolvimento serão remanejado para a categoria atual que é o Transtorno do Espectro do Autismo, de tal maneira, indivíduos que apresentam tal diagnostico tendem a ter hiperfoco (não é regra) em algo ou alguma coisa, de tal maneira se o hiperfoco do indivíduo for relacionado as áreas de exatas, naturalmente ele apresentará maior facilidade em lidar com tal conteúdo, no entanto isso não é garantia de genialidade em tal matéria, ele poderá apresentar tal facilidade mas, no entanto, se não for estimulado de forma adequada, de nada lhe servirá seu hiperfoco.
Resumindo pode ser mas não todos os casos.
Todas pessoas possuem habilidades mais desenvolvidas em alguma área específica. Com a pessoas do espectro autista não é diferente. É comum terem maior facilidade em focar e trabalhar continuamente e de forma altamente dirigida quando identificam uma competência específica. E, se saem muito bem na resolução de situações que a envolve.
Mas que é comum possuírem habilidades musicais ou matemáticas já fica difícil ter uma proporção real sem maiores detalhamentos do perfil.
Sujeitos diagnosticados com Síndrome de Asperger, dada a pregnância que demonstram em hiperfoco e aptidões que requeiram alto grau de Atenção Concentrada e padrões de repetição e constância, se e quando motivados por fatores sócio-cognitivos, poderão sim apresentar alto rendimento em calculia e matemática avançada, o que não constitui um traço recorrente nem necessário. A previsibilidade de algumas operações lógico-abstratas terão contribuído para tal. Urge um diagnóstico diferencial quanto aos quadros do espectro autista, porém.
Olá, bom dia,
A Síndrome de Asperger ou TEA (Transtorno do Espectro Autista) em si não garante absolutamente nada. Uma pessoa que manifesta características indicativas dessa condição poderá revelar algumas habilidades específicas ou não em termos de aprendizagem. Trata-se de um ser humano, que tem uma trajetória única e desejo ímpar. E, como assinalado por alguns/as colegas, não se trata de doença e nem de superdotação. Profissionais que estudam essa temática poderão contribuir com melhor e maior conhecimento acerca do potencial desse indivíduo, viabilizando maior investimento para seu desenvolvimento.
Zeína
Boa noite!
Ao ser diagnosticado já nos primeiros meses de vida e tendo suas possibilidades incentivadas desde cedo, o potencial é desenvolvido em qualquer área, porém, como a área de exatas traz a lógica, menos abstrata, conforme o Instituto DAVIS , setor especializado da Universidade da Califórnia, pessoas com esta forma de ser, tendem a buscar e ter melhor desempenho na área de exatas sim. O tema é muito mais abrangente, mas para breve compreensão, creio que esta resposta curta seja suficiente à pergunta.
Boa noite. Como dito anteriormente pelos colegas, de acordo com o Manual de diagnósticos e critérios (DSM V - 2013), o diagnóstico do transtorno de Asperger foi fundido ao transtorno autista e transtorno global do desenvolvimento no transtorno do espectro autista. Os sintomas desses transtornos estão dentro da mesma classe de prejuízos, e podem ter intensidade de leve a grave quanto a déficits comportamentais. Quanto as habilidades é muito particular de cada indivíduo, além do fator genético, há o fator ambiental, a história de vida de cada criança/adulto. Sendo assim, não é uma regra apresentar habilidades em cálculos, por exemplo. Espero ter ajudado! Abcs
Pacientes com Autismo apenas não apresentam desvios em relação a normalidade referente a inteligência. Existes uma consição chamada de Sindrome de Savant que pode vir comorbida ao Autismo que talvez responda a essa dúvida.
Olá; é importante dizer que a personalidade e habilidades das pessoas com TEA são tão distintas quanto a de qualquer normotípico. Tem TEAs que tem habilidade para matematica, TEa que gosta de história, TEA que não tem habilidade para as questoes escolares, TEA com habilidade em música e arte. Tudo isso vai depender do interesse e aptidão de cada um. O que se sabe é que normalmente quem tem TEA acaba se aprofundando muito mais em sua área de interesse, fazendo o que chamamos de hiperfoco; ou seja, vão a fundo nos assuntos de seu interesse, buscando informações e guardando informações sobre esse assunto com muito mais facilidade. Por isso que as vezes percebemos uma grande facilidade em algum aspecto, como a matematica que voce esta sitando. Espero ter ajudado.
Não. Ter altas habilidades não é uma regra e, quando ela acontece, também não é uma regra que seja em matérias como a matemática.