É verdade que pessoas autistas são mais vulneráveis a acidentes?

6 respostas
É verdade que pessoas autistas são mais vulneráveis a acidentes?
Olá! Em alguns casos sim, principalmente pela dificuldade em distinguir situações seguras e inseguras e deficits na comunicação que dificultam um pedido de ajuda em situações de risco. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, algumas pesquisas sugerem que pessoas autistas podem ser mais vulneráveis a acidentes em certas situações. Isso pode ser devido a desafios em perceber perigos, dificuldades na comunicação, ou na leitura de sinais sociais que indicam riscos. Além disso, algumas pessoas autistas podem ter interesses intensos que as levam a se concentrar em atividades, desconsiderando perigos potenciais.
É importante lembrar que cada pessoa é única, e muitos autistas têm habilidades e estratégias que os ajudam a lidar com o ambiente de forma segura. A conscientização e o suporte adequado podem ajudar a minimizar esses riscos. Se precisar de ajuda, não exite em buscar ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Espero que está mensagem lhe encontre bem e sim, é verdade, em algumas situações. Isso está relacionado a fatores como dificuldades na comunicação, na percepção de riscos e na interpretação de sinais, o que pode dificultar a compreensão de perigos potenciais no ambiente.
sim, pessoas autistas podem ser mais vulneráveis a acidentes devido a dificuldades na percepção de perigo, adaptação ao ambiente e comunicação. Estratégias de segurança personalizadas e apoio adequado podem ajudar a reduzir esses riscos.
Te convidamos para uma consulta: Análise do comportamento aplicada (aba) - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim, são mais vulnerais inclusive a abusos sexuais! Espero ter contribuído.
Olá, Sim, pessoas autistas podem ser mais vulneráveis a acidentes, dependendo de fatores individuais e do ambiente ao seu redor. Isso pode ocorrer por várias razões, como:
1. Dificuldades de processamento sensorial: Algumas pessoas no espectro autista podem ter hipersensibilidade ou hipossensibilidade a estímulos, como sons altos, luzes brilhantes ou toques inesperados. Isso pode distrair ou desorientar, aumentando o risco de acidentes.

2. Dificuldades com a percepção de risco: Algumas pessoas autistas podem ter dificuldades em reconhecer situações perigosas ou em tomar decisões rápidas em momentos de risco.

3. Problemas de coordenação motora: Em alguns casos, indivíduos com autismo podem apresentar dificuldades motoras que podem aumentar a probabilidade de acidentes, como quedas ou problemas ao atravessar a rua.

4. Desafios na comunicação: Em situações de emergência, a comunicação pode ser mais difícil para uma pessoa autista, o que pode atrasar a resposta adequada em momentos de risco.

Esses são fatores que variam de pessoa para pessoa.

Especialistas

Bruno Henrique de Souza Guerra

Bruno Henrique de Souza Guerra

Psicólogo

Londrina

Thiago Alencar de Moura

Thiago Alencar de Moura

Psicólogo

São Paulo

Renata Adams Fernandes

Renata Adams Fernandes

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Nathalie Moura

Nathalie Moura

Pediatra

São Paulo

Andréa Pavan Bidin Martins

Andréa Pavan Bidin Martins

Psicopedagogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 336 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.