É verdade que os homens e as mulheres possuem as mesmas chances de desenvolver o Transtorno Do Espec

8 respostas
É verdade que os homens e as mulheres possuem as mesmas chances de desenvolver o Transtorno Do Espectro Autista (TEA)?
Olá. Homens e mulheres têm chances de desenvolver TEA, na proporção de 4 homens para cada mulher, segundo estudos norte-americanos realizados no ano de 2023.

Na verdade, estudos mostram que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é mais comum em homens do que em mulheres. A proporção geralmente citada é de aproximadamente quatro homens para cada mulher diagnosticada com autismo. No entanto, essa diferença pode ser em parte influenciada por questões relacionadas ao diagnóstico.

Há teorias que sugerem que o autismo em mulheres pode ser subdiagnosticado, pois elas podem apresentar características diferentes ou menos evidentes do que os homens. Por exemplo, meninas e mulheres com TEA podem desenvolver melhores habilidades de camuflagem social, ou seja, aprendem a imitar comportamentos típicos e a mascarar suas dificuldades, o que pode dificultar o reconhecimento do transtorno. Além disso, os critérios diagnósticos e as ferramentas usadas para identificar o TEA foram, historicamente, baseados em estudos com maior participação masculina, o que também pode contribuir para a discrepância.

Portanto, enquanto a prevalência de TEA pode parecer maior em homens, existe a possibilidade de que essa diferença não seja tão acentuada quanto as estatísticas sugerem, principalmente devido a esses fatores de diagnóstico.
Olá! Não, o diagnóstico de autismo é quatro vezes maior em homens, o que também pode estar associado à dificuldade de mulheres serem diagnosticadas por diversos fatores, como por exemplo, a camuflagem e algumas diferenças nos sintomas. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Os estudos científicos mostram que ocorrem quatro casos em homens para cada mulher. Entretanto, acredita-se que possa haver um equilíbrio pois as meninas costumam "camuflar" melhor o comportamento e passarem desapercebidas. Isto não significa que estejam livres do sofrimento, muito pelo contrário, pois negam sua própria identidade pessoal e acabam tendo os cuidados negligenciados. Conte com o profissional habilitado para acompanhar o paciente, seja homem ou mulher.
Boa noite! Difícil mensurar, mesmo com pesquisas. Os papéis sociais na cultura, que são muito enraizados, podem colaborar com a subnotificação do autismo feminino, já que seria menos incomum meninas que falam pouco, que brincam menos (em esportes de grupo), entre outras coisas que se não fossem dessa forma poderia evidenciar mais o autismo na infância. O importante é que, independente do gênero, busque-se ajuda profissional, caso haja alguma questão que cause sofrimento psíquico e/ou dificuldade nos laços sociais.
Não! A prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre homens e mulheres não é a mesma. Estudos indicam que o TEA é diagnosticado com mais frequência em homens, com uma proporção de aproximadamente 4 homens para cada 1 mulher diagnosticada. No entanto, isso não significa que as mulheres tenham menos chance de desenvolver o TEA, mas sim que o transtorno pode se manifestar de forma diferente nelas, o que pode dificultar o diagnóstico. Nas meninas e mulheres, o TEA frequentemente se apresenta com características menos evidentes ou mais sutis, especialmente em termos de habilidades sociais. Elas podem aprender a mascarar ou compensar os sintomas de forma mais eficiente, o que contribui para subdiagnósticos ou diagnósticos tardios.
Homens são diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) mais frequentemente do que mulheres, numa proporção de 4 para 1. No entanto, acredita-se que o TEA em mulheres pode ser subdiagnosticado, pois elas tendem a mascarar melhor os sintomas ou apresentar sinais menos evidentes. Isso está mudando com pesquisas que exploram as diferenças entre os gêneros no TEA.
Os estudos atuais mostram uma proporção de 4 homens diagnosticados para cada 1 mulher, considerando o sexo biológico. É importante salientar que o fenômeno do "masking" vem sendo estudado e pode afetar essa estatística — é comum que mulheres sejam mais hábeis em disfarçar sintomas ou manifestá-los de forma mais sutil, o que pode alterar os dados sobre prevalência no futuro, embora, no momento, não haja dados suficientes.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 4.000