É verdade que o cozimento de legumes no vapor preserva uma maior quantidade de nutrientes? Há probl

5 respostas
É verdade que o cozimento de legumes no vapor preserva uma maior quantidade de nutrientes?
Há problemas em comer tubérculos crus,como a batata doce por exemplo?
Obrigado!
Olá, tudo bem?
Sim! A melhor forma de cozimento dos legumes é no vapor, pois algumas vitaminas são perdidas quando o cozimento é feito diretamente em água. Sobre o consumo de tubérculos crus, o recomendado é cozinha-los, pois possuem alguns fatores antinutricionais que podem interferir na absorção, além das substâncias tóxicas naturalmente presentes nesses alimentos crus.

Boa tarde!
Quando fazemos o cozimento no vapor é preservado a maior parte dos nutriente, mas sempre que cozinhamos/grelhamos/fritamos/assamos qualquer alimento ocorre uma perda de nutrientes pela água.
Os alimentos seriam mais interessantes de serem cozidos, pois quando consumidos crus, podem levar à uma má absorção de outros nutrientes.
Sim, no cozimento a vapor a perda de nutrientes é reduzida, é melhor preservada na verdade. Porém tubérculos, precisam sim ser cozidos, ou então assados com especiarias ficam bem saborosos.
Sim é verdade!. A cocção no vapor reduz a perda das vitaminas e minerais hidrossolúveis. Em relação a comer tubérculos crus, é melhor cozinhá-los, pois são muitos duros, como é o caso da batata doce.
Sim, é verdade que o cozimento de legumes no vapor preserva uma maior quantidade de nutrientes em comparação com outros métodos de cozimento, como fervura ou fritura. O cozimento a vapor é um método suave que não expõe as leguminosas a altas temperaturas por longas temporadas, o que pode ajudar a manter mais vitaminas, minerais e antioxidantes nos alimentos.

Quando você ferve legumes em água, parte dos nutrientes pode ser perdida no líquido de cozimento, especialmente se você descartar essa água após o cozimento. Por outro lado, sem vapor, os nutrientes permanecem mais concentrados nas leguminosas, tornando-o um método de cozimento mais saudável.

Em relação aos tubérculos como a batata doce, é importante notar que alguns tubérculos são seguros para consumo cru, enquanto outros podem causar desconforto gastrointestinal quando consumidos crus. A batata doce é segura para comer crua, desde que esteja bem lavada e não apresente sinais de motivação. No entanto, o cozimento dos tubérculos também pode melhorar sua digestibilidade e palatabilidade, além de ajudar a quebrar substâncias antinutricionais presentes nesses alimentos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!