É verdade que existe relação do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) com Transtorno do Espectro Autist

11 respostas
É verdade que existe relação do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
Sim, existe uma relação entre o **Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA)** e o **Transtorno do Espectro Autista (TEA)**. O FAA é quando alguém tem alguns traços leves de autismo, como dificuldades sociais ou interesses muito específicos, mas esses traços não são fortes o suficiente para serem considerados autismo. Esses sinais mais leves costumam aparecer em familiares de pessoas com autismo, como pais ou irmãos, e mostram uma ligação genética.

Então, o FAA é como uma versão mais suave do autismo, que faz parte de um espectro mais amplo.

Qualquer outra dúvida pode marcar uma consulta que teremos prazer em atender.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Observa-se uma relação direta entre Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) e o transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A pessoa com FAA apresenta um conjunto de características e traços das pessoas com Espectro do Autismo, mas essas manifestações podem não apresentar elementos suficientes para a mensuração de um possível diagnóstico do Espectro do Autismo. Quanto a TEA já se observa um nível de cuidado para cada pessoa com Espectro do Autismo. Portanto, o Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) é caracterizado por comportamentos e padrões associados ao autismo, mas sem prejuízos significativos ao sujeito. Esses traços podem ser apresentados por parentes próximos ou distantes da pessoa com Espectro do Autismo (TEA).
Sim, há uma relação direta!
Porém não preenchem os critérios qual/quantitativamente pra TEA.
Podemos chamar também de Embotamento Autístico, por exemplo quando criança introspectiva.
Vale a pena acompanhar quando houverem prejuízos =)
Olá!
O Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) continua a ser alvo de investigação científica. No entanto, os estudos disponíveis sugerem uma ligação entre a FAA e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A FAA refere-se a um conjunto de características comportamentais e de desenvolvimento que, embora não sejam suficientes para um diagnóstico de TEA, podem estar presentes em certos indivíduos.

Esses estudos também identificaram traços do FAA em familiares de crianças com TEA, indicando uma predisposição genética. As evidências são reforçadas por pesquisas genéticas e de neurodesenvolvimento, que indicam uma partilha de fatores de risco entre o FAA e o TEA.

Apesar disso, mais investigações são necessárias para uma investigação mais aprofundada da FAA.

Mais informações, fico à disposição!
Sim. O FAA na verdade geralmente ocorre em pessoas que possuem parentes próximos ( primeiro e segundo grau) com o TEA.
Boa tarde!
FAA é a presença de traços subclínicos do autismo em pessoas que não preenchem os requisitos para o diagnóstico do TEA

O FAA é comum em pais e irmãos de crianças com TEA, e pode ser uma confirmação de que o transtorno pode ser transmitido geneticamente. No entanto, o TEA tem uma base neurobiológica complexa e hereditária. O TEA é um distúrbio que começa na infância e pode persistir na adolescência e na vida adulta. O diagnóstico precoce pode ajudar a desenvolver estímulos para a qualidade de vida e independência da criança.
O fenótipo ampliado do autismo (FAA) tem sido definido como características de personalidade, linguagem e comportamentos que refletem a expressão fenotípica de uma suscetibilidade genética para o desenvolvimento do transtorno do espectro autista (TEA) em parentes de primeiro grau de pessoas com TEA.


Sim, há uma relação entre o Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA abrange dificuldades mais significativas na comunicação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos, afetando de maneira mais intensa a vida das pessoas diagnosticadas. Já o FAA inclui pessoas que possuem algumas dessas características, mas de forma mais leve e menos impactante, não atingindo o nível necessário para um diagnóstico de autismo.

Essa relação é vista como um "espectro contínuo", onde o TEA representa os casos mais evidentes, enquanto o FAA inclui quem apresenta traços mais sutis. Muitas vezes, essas pessoas podem ser parentes de indivíduos diagnosticados com autismo, o que indica uma possível ligação genética entre os dois.

Em resumo: o FAA é como uma versão mais branda do TEA, e ambos podem compartilhar fatores genéticos em comum, mas com níveis diferentes de manifestação e impacto no cotidiano.

Ola boa noite. Sim, o Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) está relacionado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA):

O FAA é uma condição em que uma pessoa apresenta traços de autismo, mas não atende a todos os critérios para ser diagnosticada com TEA.

É comum que pais e irmãos de pessoas com TEA tenham características do autismo, mas não preencham os requisitos para o diagnóstico.

Estudar o FAA em parentes de pessoas com autismo pode ajudar a identificar genes que aumentam a vulnerabilidade ao transtorno.

Estudar o FAA em culturas diferentes da americana e europeia é importante, pois os aspectos genéticos e culturais interagem na expressão dos traços de personalidade.

Alguns sintomas do FAA incluem:
Dificuldade de comunicação e linguagem
Dificuldades cognitivas
Rigidez quanto à sociabilidade
Dificuldade para se adaptar a mudanças
Comportamentos repetitivos
Rituais estereotipados

É importante que parentes de pessoas com TEA busquem profissionais qualificados para que o diagnóstico seja feito corretamente.
Bom dia .
Fenótipo Ampliado do Autismo é um conceito reconhecido na pesquisa sobre o Espectro Autista, se refere a um conjunto de traços de personalidade e características comportamentais que são mais sutis do que o diagnóstico do TEA.
Quem está no Fenótipo ampliado não preenche todas as características diagnósticas do TEA clássico. A pessoa apresenta sintomas do espectro do autismo mas nao fecha todos os critérios.
Sim, mas a relação que existe é que no Fenótipo Ampliado do Autismo à pessoa têm algumas características autísticas, mas não tem todas às características necessárias para compor o diagnóstico de Autismo (TEA).

Especialistas

Ellen Cristine Almeida

Ellen Cristine Almeida

Fonoaudiólogo

Praia Do Forte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Angélica Aguiar

Angélica Aguiar

Psicopedagogo

Sorocaba

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.