É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o

2 respostas
É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
Sim, a fluoxetina pode, em alguns casos, diminuir o libido, especialmente porque ela age aumentando os níveis de serotonina no cérebro. Embora a serotonina tenha um papel importante na regulação do humor, em excesso ela pode interferir na função sexual, causando diminuição do desejo sexual, dificuldades para alcançar o orgasmo ou até disfunção erétil. Porém, é importante destacar que isso não acontece com todos os pacientes, e os efeitos podem variar.

Se o impacto no libido for um problema, existem alternativas à fluoxetina que podem ter menos efeitos colaterais sexuais. Medicamentos como a sertralina, que também é um ISRS, podem ter menos impacto no desejo sexual em algumas pessoas. A bupropiona é outra opção, sendo um antidepressivo que não afeta tanto o libido e, em alguns casos, pode até melhorar a função sexual. A mirtazapina e a agomelatina também são alternativas que costumam ter menos efeitos sobre a função sexual, embora tenham outros efeitos colaterais, como sonolência ou ganho de peso.

Se a diminuição do libido for um problema importante, o melhor é conversar com seu médico. Ele poderá ajustar o tratamento de acordo com suas necessidades e, se necessário, trocar o medicamento por um que tenha menos impacto sobre a função sexual. Nunca é recomendável mudar a medicação sem orientação médica, pois isso pode afetar o tratamento de maneira negativa.



Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A fluoxetina, assim como outros medicamentos da mesma classe a qual ela pertence (Inibidores seletivos da recaptação de serotonina), pode apresentar redução da libido como uma de suas possíveis reações adversas, ainda que o retardo ejaculatório seja um evento adverso sexual mais comum. Existem diferentes maneiras pelas quais o seu psiquiatra assistente pode manejar esse efeito: aguardando até que esse efeito melhore com o tempo, o que acontece em alguns casos; reduzindo a dose quando possível; trocando de medicamento; ou adicionando um segundo medicamento para tentar mitigar esse efeito. Existem sim outros medicamentos, portanto, que teriam um risco menor de apresentar impacto em sua libido, porém somente seu psiquiatra assistente seria capaz de fazer essa avaliação e saber qual seria o mais indicado ao seu caso.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1149 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.