É verdade que a pimenta aumenta a libido de quem consome ?

5 respostas
É verdade que a pimenta aumenta a libido de quem consome ?
 Dínerson Fiuza
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Sinceramente, desconheço essa informação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Caroline Silveira
Sexólogo, Psicólogo
Curitiba
A libido é multifatorial, ou seja, vários fatores podem interferir para que ela aumente ou diminua. Existem alguns alimentos ditos "afrodisíacos", mas sua influência é pouca se comparada com fatores do relacionamento, autoestima, etc
 João Paulo Vieira
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Fortaleza
Há pesquisas que mostram que o consumo da substância capsaicina libera endorfinas que na circulação causam a sensação de bem-estar. Assim, por causa dessa sensação de bem-estar, a pessoa poderia estar mais receptiva ao sexo, sem que haja nenhuma influência direta no desejo sexual. Além disso, a capsaicina é ainda a responsável pelo efeito anti-inflamatório e antioxidante da pimenta, fazendo com que ela possa reduzir o risco de doenças crônicas, como alguns tipos de câncer e até o Mal de Alzheimer. Mas o que muitas vezes será fator impar e realmente potencializador é a forma como voce ira sentir a outra pessoa no ato sexual. Fico a disposição!
Dr. Jose Romulo Frota
Psicanalista, Sexólogo
Curitiba
A libido pode ser aumentada ou diminuída por diversos fatores, mas quanto a pimenta, há um trabalho feito junto a UFRJ, que diz que "o consumo da substância capsaicina (existente nas pimentas) libera endorfinas que na circulação causam a sensação de bem-estar”. Assim, por causa dessa sensação de bem-estar, a pessoa poderia estar mais receptiva ao sexo". Vale também ressaltar que ainda segundo o mesmo estudo: "o consumo em excesso da pimenta pode levar a alguns problemas de saúde."
Dr. Filipe Starling
Psicólogo, Sexólogo
Brasília
Embora a pimenta possa ter alguns efeitos fisiológicos que teoricamente poderiam influenciar a libido, não há evidências científicas sólidas que a classifiquem como um afrodisíaco universal. Os efeitos podem variar e o consumo excessivo pode até ter o efeito contrário.

Mas, a título de exemplo, a capsaicina, composto ativo encontrado nas pimentas, pode estimular o sistema circulatório, o que teoricamente poderia aumentar o fluxo sanguíneo para regiões erógenas.

Especialistas

Daniela Maia

Daniela Maia

Psicanalista

São Paulo

André Luis Azevedo

André Luis Azevedo

Psicanalista

Porto Alegre

Anna Victoria Ferreira

Anna Victoria Ferreira

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Rodrigo de Lima

Rodrigo de Lima

Psicólogo

Ourinhos

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 43 perguntas sobre Compulsão sexual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.