É possível utilizar, em dias alternados, o Venvanse e a Ritalina para tratar tdah?

9 respostas
É possível utilizar, em dias alternados, o Venvanse e a Ritalina para tratar tdah?
Olá! Como psiquiatra, desconheço tal indicação na literatura e também não vejo sentido para que seja feita a alternância. Se o paciente com o diagnóstico de TDAH está adaptado a uma medicação, por que não mantermos a monoterapia, ou seja, por que não utilizar apenas uma medicação? Att,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A conduta do tratamento deve ser sempre discutida com seu médico para que o manejo medicamentoso seja feito conforme as particularidades de cada caso. Pois ambos os medicamentos agem no sistema nervoso central logo após a sua ingestão não exigindo um acúmulo do medicamento no organismo para começar a agir. E, ainda, o Metilfenidato (Ritalina) possui um tempo de ação mais curto (2 a 5 horas) do que o Lis-dexanfetamina (12 horas).
Olá! ,Ao invés dos antidepressivos que necessitam de uso contínuo e 2 semanas para inicio de resposta o tratamento medicamentoso para TDAH tem inicio de efeito em aproximadamento 15 minutos e dura enquanto a medicação está no sangue (meia vida).
O ideal é que se tome diariamente, pois a pessoa não deixa de teros prejuízos dos sintomas nos dias em que não toma a medicação.
Em alguns casos pode-se fazer pausa aos finais de semana ou esquema diferente de posologia.
O ideal é conversar com seu médico para adequar a melhor posologia para seu quadro.
Boa tarde.
O tratamento de TDAH é caracterizado pelo uso de medicamentos e terapias em combinação para que a pessoa possa ter uma normalização de sua habilidade de atenção. A posologia do tratamento é definida com base nas características clínicas e necessidades que devem ser definidas em conjunto com seu médico.
O conjunto de sintomas de prejuízo das funções executivas como desatenção, falta de foco, dificuldade de concentração, de memória, dificuldade de auto-controle, de priorização, de planejamento etc, comumente chamado de TDAH, podem ser atenuados mas não são curados por medicamentos, e estes também podem causar efeitos colaterais e outros prejuizos. O tratamento de minha especializaçãoi clinica é o neurofeedback, a neuromodulação autorregulatória, que reequilibra o funcionamento elétrico cerebral e daí sim elimina ou reduz os sintomas, alguns ou muitos, em carater permanente.
Assim como o Dr. Sávio, desconheço literatura acadêmica com esse tipo de indicação e, até hoje, não encontrei nenhum paciente com esse esquema de tratamento.
Todo uso medicamentoso deve ser discutido com o psiquiatra que o receitou.

Ressalto a importância de uso medicamentoso e psicoterapia para que os resultados sejam melhores.
Desconheço a alternância de tais medicações, mas qual seria seu principal objetivo com tal prática (Potencializar algum efeito? Economizar? Entre outros..)??? Penso que seria interessante vc discutir com o profissional que te acompanha para que vc alcance tais objetivos de maneira segura.
Olá! Em primeiro momento acredito ser importante uma conversa com o profissional que te acompanha para reduzir as dúvidas e alinhar o tratamento sobre sua queixa.

Especialistas

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Monica Gouveia Aquino Neto

Monica Gouveia Aquino Neto

Psicólogo

Armação dos Búzios

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paula R. Druzian

Paula R. Druzian

Psiquiatra, Especialista em administração em saúde

Araçatuba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 425 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.