É possível uma pessoa ter hiperfoco (interesse restrito) e não ser autista?

6 respostas
É possível uma pessoa ter hiperfoco (interesse restrito) e não ser autista?
Olá. Sim, pessoas com transtorno do déficit da atenção também costumam apresentar hiperfoco, concentrando-se intensamente em atividades que considerem interessantes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Claro, é possível sim. A habilidade de hiperfoco não é algo exclusivo do espectro autista.
Sim, é possível que uma pessoa tenha hiperfoco em um determinado assunto ou atividade sem que isso indique um diagnóstico de autismo ou qualquer outra condição patológica. O hiperfoco pode ser uma característica de personalidade ou um reflexo de interesses profundos que todos nós podemos ter em algum momento da vida. É importante lembrar que nem tudo precisa ser interpretado como um transtorno ou patologia; às vezes, as pessoas simplesmente se envolvem intensamente com aquilo que amam ou que as fascina. Se a pessoa estiver preocupada com o impacto desse comportamento em sua vida, pode ser útil conversar com um profissional para entender melhor suas experiências e sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim, é possível que uma pessoa tenha hiperfoco sem ser autista. O hiperfoco, que se refere a uma concentração intensa em um interesse específico, pode ocorrer em diferentes contextos. Algumas pessoas com TDAH, por exemplo, também podem experimentar hiperfoco, especialmente em atividades que acham altamente estimulantes. Além disso, qualquer pessoa pode ter interesses profundos e dedicados, sem necessariamente ter um transtorno neuropsiquiátrico. O que define o hiperfoco não é apenas a intensidade do interesse, mas como ele impacta a vida da pessoa e suas interações cotidianas.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O autismo se caracteriza por dificuldades de comunicação social e comportamentos e interesses rígidos e repetitivos. Existem pessoas com TEA que não apresentam hiperfoco, não sendo um critério para fechamento de diagnóstico.
O hiperfoco não é exclusivo de condições como autismo ou TDAH; ele também pode ser uma característica da personalidade ou o reflexo de interesses profundos que qualquer pessoa pode vivenciar em algum momento da vida. É importante destacar que nem todo comportamento intenso deve ser interpretado como um transtorno ou patologia. Em muitos casos, trata-se de um engajamento genuíno com algo que desperta paixão ou fascínio, refletindo uma conexão natural e saudável com aquilo que se ama.

Especialistas

Marcela de Almeida Pereira Santos

Marcela de Almeida Pereira Santos

Psicólogo

São José dos Campos

Isabella Lima

Isabella Lima

Psicólogo

Cuiabá

Marilisa Marra Boldori de Gouveia

Marilisa Marra Boldori de Gouveia

Psicólogo

Niterói

Jacira Negreiros

Jacira Negreiros

Psicólogo

Ubatuba

Joice Gonçalves

Joice Gonçalves

Psicólogo

Carangola

Denis Diniz

Denis Diniz

Psicólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Transtorno do espectro autista (TEA)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.