É possível uma pessoa sofrer um abuso sexual depois de adulta e desenvolver o transtorno dissociativo?

6 respostas
É possível uma pessoa sofrer um abuso sexual depois de adulta e desenvolver o transtorno dissociativo? Fazer coisas que normalmente não faria e dizer que é como se fosse uma outra pessoa, como se estivesse no piloto automático e mesmo ainda ter "consciência" dessas atitudes?
Sim, é possível. Situações que marcam a vida de cada pessoa podem desencadear uma série de "sintomas". Como o colega disse anteriormente, procurar a ajuda de um psicólogo ou psicanalista pode ajudar a pessoa a compreender o que está acontecendo.

Aparentemente você se refere ao Transtorno Dissociativo de Identidade. Pesquisas norte-americanas mostram que 97 a 98% dos pacientes com transtorno dissociativo de personalidade sofreram algum tipo de abuso, inclusive o sexual, na primeira infância. Não é possível afirmar que é impossível que a pessoa desenvolva isso quando é vitima de abuso já adulta, mas é mais improvável. Segundo relato dos pacientes, se algo é feito por uma personalidade a outra não lembra, nem reconhece como tendo feito. Não seria um piloto automático, seria um outro piloto no comando e nenhum dos dois reconheceria ou teria memória do que o outro fez.
Os sintomas desse transtorno são diversos e podem indicar vários outros transtornos ou comorbidades, sendo assim recomendo em caso de duvida que a pessoa procure atendimento profissional com psicólogo e psiquiatra.
O ser humano, naturalmente, se defende do que lhe é desprazeiroso. Em situações muito agressivas e mesmo traumáticas como um estupro a defesa é muito mais grave a ponto de negar a realidade e até desenvolver outra personalidade como no caso citado. Uma análise permite a pessoa elaborar essa situação sem negar a realidade ou mudar de personalidade. Trata-se de um transtorno dissociativo sim, como uma grave defesa.
Sempre há possibilidade de a pessoa desenvolver qualquer tipo de angústia frente alguma situação traumática.
Ao repetição de determinados atos pode ser uma tentativa de elaborar tal ou tais traumas, só que provavelmente de uma forma não muito aceita socialmente. Penso que dai surge essa questão do transtorno
Entretanto aqui só podemos especular sobre tal tema. É importante que procure um profissional da área da psicologia ou psicanálise para que em conjunto elaborar uma saída para determinado fenômeno.
Olá.
Sim, é possível.
Um trauma em si, gerado por uma situação de grande estresse, muitas vezes faz com que nosso psiquismo levante barreiras de defesa para aguentarmos "lidar" com aquela situação tramática. Esse lidar entre aspas significa uma tentativa, às vezes pouco eficiente no momento, onde não conseguimos muitas vezes trazer em palavras o que sentimentos e pensamos, e pode ocorrer de isso acabar aparecendo sobre o corpo, como ansiedade, anestesia do tato, tremores etc.
Recomendo que tente explorar suas questões com um profissional. Uma psicoterapia pode ser interessante.

Att, Leandro Winter.
É possível sim, não existe um limite dos transtornos causados por violência, cada pessoal reage "inconscientemente de forma única". Os traumas depende muito do acometimento da agressão e como essa pessoa significou isso. Aconselho que procure um psicólogo para iniciar um tratamento e devolver essas pessoa a qualidade de vida.