É possível uma pessoa que passou por depressão grave e TAG voltar a vida cotidiana? Meus sintomas

17 respostas
É possível uma pessoa que passou por depressão grave e TAG voltar a vida cotidiana?

Meus sintomas depressivos começaram ainda na adolescência e pioraram com o passar dos anos, passando para completo isolamento e tentativa de suic!d!o premeditado. Nesse período, desenvolvi medo de sair e estar com pessoas, muita ansiedade, autossabotagem e completa falta de sentimentos, como uma casca completamente vazia. Comecei tratamento com psicóloga e psiquiatra que dura 8 anos. Diagnóstico de Depressão Grave, Ansiedade Social e TAG, com suspeita clínica de AH/SD e TEA I (Asperger). Tive uma melhora incrível, mas o sentimento constante de ter perdido mais de uma década de minha vida me faz questionar se um retorno seria possível.
Olá! Considero importante investigar no seu processo terapêutico o porquê precisa retornar, pois é totalmente possível seguir com que você conseguiu construir e pode construir no atual momento a partir da sua melhora. Espero ter ajudado, estou á disposição!

O tempo que você diz ter perdido da sua vida é justamente o período que te fez ter a melhora incrível que você relata. Então, de qual perda de tempo estamos falando? Outro ponto importante para pensar é o que significa a "vida cotidiana" para a qual você diz querer retornar. A vida cotidiana de uma pessoa que está se tratando com certeza é melhor do que a vida cotidiana de quem tinha todos os sintomas que você relatou. Qual o medo em relação ao futuro?
Olá! Seria importante falar sobre esse sentimento de perda com o profissional de psicologia que te atende. Compreendo ser natural fazermos certos questionamento sobre o nosso passado, principalmente porquê quando iniciaram os seus sintomas você estava na adolescência e imagino que vivenciando coisas diferentes da vida de adulto (à qual se encontra agora). Mas também deve pensar que neste período se tratou e agora poderá viver experiências sem os sintomas que traziam sofrimentos e isto é muito positivo. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição.
Boa tarde. Você não especifica ao que retornar. Depressão e TAG com tratamento psicológico adequado pode-se levar uma vida com qualidade. Doenças mentais/transtornos se tornam incapacitantes na falta de um bom tratamento. O tempo que passou não volta, pode ser que você precise ressignificar o passado, especialmente com seus diagnósticos. O foco seria viver bem o presente e cuidar do eu do futuro. A disposição.
Olá! São muitos processos mas sim, é possível voltar à vida cotidiana após passar por depressão grave e TAG. O processo pode ser longo e desafiador, mas a melhora que você já experimentou é um sinal positivo de que a recuperação é possível. Mantenha o acompanhamento com sua psicóloga e psiquiatra. A terapia e a medicação, se necessárias, são fundamentais.
Lembre-se sempre de se manter ativa e fazer atividade física regular, estudos mostram que tem influência poderosa na saúde mental, principalmente na depressão
Gradualmente, tente se reconectar com amigos e familiares. Comece com interações que sejam confortáveis para você.
Seja gentil consigo mesmo. Reconheça os progressos que fez e permita-se sentir orgulho disso.
Descubra novos hobbies ou atividades que lhe tragam alegria e satisfação.
Apesar do tempo que sente ter perdido, focar no presente e no que pode construir agora pode ser muito poderoso. A sua jornada de recuperação é um testemunho de sua resiliência e capacidade de superação.
Olá! É compreensível que, após um longo período de luta contra a depressão e ansiedade grave, você se pergunte se é possível retornar à vida cotidiana.

A resposta é sim, é possível. Embora o processo de recuperação seja complexo e varie de pessoa para pessoa, muitas pessoas conseguem reintegrar-se e retomar uma vida satisfatória e funcional.

A recuperação envolve uma combinação de tratamentos, como terapia psicológica, medicação, mudanças no estilo de vida e suporte social. O fato de você ter tido uma melhora significativa após oito anos de tratamento com psicólogo e psiquiatra é um indicador positivo de que a recuperação é viável. Continuar com a terapia e medicação é crucial. A terapia pode ajudar a trabalhar sentimentos de perda e autossabotagem, além de desenvolver habilidades sociais e de enfrentamento. É natural sentir-se frustrada (a) por ter perdido uma década de sua vida. Trabalhar esses sentimentos com seu terapeuta pode ajudar a aceitar o passado e focar no presente e no futuro.

A recuperação é um processo contínuo que requer paciência e compaixão consigo mesmo. Haverá altos e baixos, mas cada passo em direção à recuperação é significativo. =
Olá! Primeiramente, parabéns pela sua melhora e dedicação aos tratamentos. Entendo que a sensação de perda está presente, mas, acho importante que você tente ressignificar isso em sua terapia, você não é as coisas que aconteceram com você. Todos esses anos em tratamento, foram necessários para que o seu agora fosse melhor, olhando dessa forma, você não perdeu tempo, na verdade você ganhou! O retorno já está acontecendo! :)
Olá bom dia :) Embora cada jornada seja única, muitas pessoas conseguem gerenciar seus sintomas e retomar uma vida produtiva e satisfatória. É completamente compreensível sentir-se assim após passar por uma longa fase difícil. Sentimentos de perda e arrependimento são comuns, mas é importante lembrar que a recuperação e o retorno a uma vida significativa são possíveis sim!!! Vamos focar em seu futuro, e resinificar a década passada. Caso necessite, estou por aqui :)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50
Olá! Alguns transtornos e disturbios tem necessidade de auxilio medicamentoso ao mesmo tempo em que se investiga os sintomas (que muitas vezes os medicamentos mascaram), não apenas é possível viver uma vida cotidiana como também é vivendo a vida cotidiana que proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas, procure um profissional de psicologia de confiança que possa te auxiliar nesse processo. Não podemos mudar o passado, mas podemos aprender a lidar com o que ficou, no presente, já que o futuro é apenas uma hipótese. Espero ter ajudado, fico à disposição!
Sim, é absolutamente possível voltar à vida cotidiana após experimentar depressão grave e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), mesmo com um histórico tão desafiador quanto o seu.

É normal sentir que perdeu parte da sua vida e questionar se um retorno completo é possível. Afinal, lidar com essas condições por tanto tempo pode deixar marcas profundas. No entanto, o fato de você ter procurado ajuda e ter tido uma melhora significativa já é um grande passo.
É completamente compreensível sentir-se assim após enfrentar tantos desafios. A boa notícia é que sim, é possível voltar à vida cotidiana e reconstruir uma vida satisfatória, mesmo após períodos prolongados de depressão grave e transtornos de ansiedade.

Você já deu um passo crucial ao buscar tratamento com psicóloga e psiquiatra ao longo dos últimos oito anos. Essa dedicação ao tratamento é fundamental para a recuperação. A melhora significativa que você experimentou é um testemunho do seu comprometimento e da eficácia do suporte profissional que você está recebendo.

A sensação de ter perdido tempo pode ser desafiadora, mas é importante reconhecer que cada passo que você deu em direção à saúde mental é um investimento no seu futuro. A terapia pode ajudá-lo a processar esses sentimentos de perda e a encontrar maneiras de reconstruir sua vida de maneira significativa e gratificante.

Se você está pensando sobre um possível retorno à vida cotidiana, é recomendável explorar esses sentimentos com um psicólogo. Na terapia, podemos trabalhar juntos para desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade social, autossabotagem e outros desafios que possam surgir. Podemos também explorar suas metas e aspirações para o futuro, ajudando-o a construir passo a passo uma vida que traga sentido e satisfação.

Estou aqui para apoiá-lo nesse processo de recuperação e crescimento. Se você estiver interessado em marcar uma sessão de psicoterapia para discutir essas questões com mais profundidade, ficarei muito feliz em ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Bom dia! Sim, é possível. Tanto é possível como você, ao seu modo, já retornou a medida em que fez disto uma questão que te impusiona a buscar respostas pelo meio digital. Suponho, inclusive, que o sentimento de "perda de tempo" (sic) sinaliza o quanto deseja viver bem o tempo e de certo modo, este sentimento denuncia uma dificuldade em perceber o quanto este tempo foi importante para melhorar. Sugiro que retome seu processo de análise pessoal e... que ganhe muito tempo! Sucesso!
Entendo o quanto sua jornada tem sido desafiadora. Sim, é possível voltar à vida cotidiana após passar por depressão grave e TAG. Você já demonstrou muita força ao buscar e manter o tratamento por 8 anos. Cada passo que deu em direção à recuperação é significativo.
Sentir que perdeu uma década de vida é compreensível, mas lembre-se de que esse tempo foi essencial para seu crescimento e tratamento. Continue trabalhando com profissionais de saúde para desenvolver estratégias que o ajudem a lidar com esses sentimentos.
O progresso pode ser lento, mas com paciência e apoio contínuo, você pode retomar atividades que lhe tragam prazer e satisfação. Cada pequena vitória ao longo do caminho é importante. Seja gentil consigo mesmo e celebre seus avanços. Você não está sozinho nessa jornada e pode contar com o suporte necessário para seguir em frente.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 175
Ola! O que te faz pensar que perdestes tempo se foi uma jornada de superação? Talvez se pensares comparativamente com outras pessoas ou do que o discurso social espera como desempenho. O importante seria se ocupar do teu presente e do que quer se ocupar daqui pra frente , ou seja, ocupar-se de relançar teus desejos. Quais são os caminhos que quer seguir daqui para frente? Quais situações deseja realizar?E teu processo terapêutico vai te apoiar nisto. A suposição do que poderias ter acontecido só te levarão a mais sofrimento!
Imagine como devem ter sido anos difíceis! Mas sim, é possível voltar a ter uma vida saudável e ressignificar todos esses anos de processo até a melhoria. A boa notícia é que, como você já se beneficiou do processo terapêutico antes, torna-se muito mais fácil retornar ou lidar com futuros desafios. Mas devo lembrar que a saúde mental, assim como a saúde física, requer cuidados constantes. Sugiro manter a terapia (caso já feito) ou não hesitar em procurar um profissional, caso perceba o retorno dos sintomas vivenciados durante os anos marcados pela depressão e ansiedade. Espero ter ajudado! Grande abraço
Olá. A jornada de recuperação e reintegração pode ser longa e desafiadora, mas é possível encontrar um novo equilíbrio e sentido na vida. Sua experiência de melhora é um testemunho de sua capacidade de mudança e crescimento, e com apoio contínuo, é possível construir uma vida significativa e gratificante. Existem estratégias na psicologia cognitivo comportamental que podem ajudá-lo a lidar com esse sentimento e a ampliar o seu progresso em termos de auto-aceitação e auto-conhecimento. Sempre à disposição. Sempre à disposição.
Bom dia
Oito anos em terapia e acompanhamento psiquiátrico, já deveria ter voltado as suas atividades laborais. Você não perdeu nada. Invista em você e bola pra frente

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!