É possível uma pessoa que há anos faz tratamento para o Transtorno Obsessivo Compulsivo com sintomas

6 respostas
É possível uma pessoa que há anos faz tratamento para o Transtorno Obsessivo Compulsivo com sintomas bem controlados, mas sem remissão total, ter os sintomas retornados de modo severo seguido de depressão e fobia, após ter passado por uma situação de forte stress, como um roubo com agressão física?
 Natalia Marques Antunes
Psicólogo
São Paulo
Sim, é totalmente possível.
O tratamento medicamentoso e psicoterápico deve ser retomado com a máxima brevidade.
Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Naique Dellai Campos
Psiquiatra
Curitiba
A maioria dos pacientes que realizam tratamento para TOC não tem remissão dos sintomas mesmo com o tratamento medicamentoso eficaz associado a psicoterapia.
Após estresse agudo, mesmo sem patologias prévias, há um aumento da chance de desenvolver episódio depressivo e fobias, por exemplo, não estando, diretamente, relacionado com a sua patologia de base, o TOC. Como a associação das doenças psiquiátricas é comum e sua piora ou melhora geralmente são concomitantes isso pode sim ocorrer e o quadro atual, episódio depressivo e fobia agravar o TOC.
Atenciosamente,
Sim é possível , o evento estressor passa a ser um gatilho importante que pode potencializar o estado de vulnerabilidade emocional do paciente. Oriento um acompanhamento psicológico preferencialmente na linha Cognitivo Comportamental.
Olá! É possível. Contudo, quanto antes essas redes neuronais de registros traumáticos forem dessensibilizadas, menos sintomas haverão de se manifestar. Terapia EMDR é uma terapia bastante eficaz para tanto.
 Cíntia Ribeiro Thomaz
Psicólogo
São Paulo
Sim, o TOC torna o indivíduo mais vulnerável a situações de estresse. Tudo indica que você está com um quadro de TEPT - transtorno de estresse pós-traumático, o que afeta diretamente o quadro primário de TOC. A terapia EMDR tem apresentado excelentes resultados nesses casos.
 Ana Maria Viana Nunes
Psicólogo
Peruíbe
Sim é possível. Recomendo a volta ao psiquiatra e a psicoterapia e a boa novidade é que vc como já era tratado volte com mais facilidade ao ponto de equilíbrio
Boa sorte

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Daniel Santos Hercos

Daniel Santos Hercos

Psiquiatra

Uberaba

Natanael Carlos Lima

Natanael Carlos Lima

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Sheila Crespo

Sheila Crespo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 275 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.