E possível uma pessoa que adquiriu esse problema de ouvir vozes devido o uso de drogas ter cura?

4 respostas
E possível uma pessoa que adquiriu esse problema de ouvir vozes devido o uso de drogas ter cura?
Ouvir vozes é um sintoma que pode ocorrer por muitas causas diferentes, inclusive por conta do uso de drogas como maconha, cocaína e crack.
Quando a causa é esta, o quadro pode sim ser reversível, desde que a pessoa realize seguimento psiquiátrico adequadamente (será necessário o uso de antipsicóticos por um período de tempo) e que não volte a consumir a droga nunca mais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde.
O uso de drogas pode levar a sintomas psicóticos como alucinações (ouvir vozes por exemplo), delírios e alterações do comportamento durante algumas horas sob o efeito da substância, por semanas após, podendo também desencadear um quadro psicótico crônico, como a esquizofrenia.
Para o adequado esclarecimento diagnóstico, deve ser realizado um acompanhamento psiquiátrico, onde geralmente são prescritos medicamentos e, idealmente, deve-se interromper o uso de drogas ou remédios que podem ter esse mesmo efeito.
Espero ter ajudado!
O uso de substâncias pode levar a quadros psicóticos, incluindo ouvir vozes, pode ocorrer que sem o uso de substâncias as vozes parem, como pode ocorrer quw não, a melhor forma é buscar auxílio médico e psicológico para ajudar nestes momentos.
As alucinações, como ouvir vozes, podem ser desencadeadas pelo uso de substâncias tóxicas. É importante o desmame da droga para verificar se elas eram decorrentes das toxinas das substâncias, ou se apenas foi um evento que deu partida à esse "sintoma". Entretanto, mesmo sendo algo que continue na ausência da droga, pode ser tratado através de uma escuta analítica. O sujeito pode (mas não quer dizer que é garantia) falar de suas questões e conseguir fazer amarrações simbólicas que possibilitem uma estabilização do quadro alucinatório (ou delirante). Muito importante o espaço para a palavra e para a escuta, permitindo com que o desejo da pessoa circule e que ela encontre formas de lidar com isso.

Especialistas

Rafaela Santa Rosa de Oliveira

Rafaela Santa Rosa de Oliveira

Psicólogo

Duque de Caxias

Suzana Soares Lopes

Suzana Soares Lopes

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Melissa Fernandes

Melissa Fernandes

Psicólogo

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Transtornos Paranóides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.