É possivel uma pessoa infectada com o HIV ficar cerca de vinte anos sem apresentar sintomas? É possivel

2 respostas
É possivel uma pessoa infectada com o HIV ficar cerca de vinte anos sem apresentar sintomas?
É possivel estar infectada durante muitos anos e ficar incubado a ponto de dar negativo?
A resposta a primeira questão é sim, é possível ficar com o HIV por 20 anos e não apresentar sintomas; mais do que isto : existe uma fração mínima da população que ao que tudo indicam os dados que temos até hoje jamais desenvolvem a doença; as causas disto ainda não estão totalmente elucidadas e são exaustivamente investigadas.
Quanto a sua segunda pergunta: sim, as raríssimas pessoas que nunca desenvolverão AIDS podem nunca apresentar o vírus no sangue tendo portanto o que se chama de"carga viral" negativa. E em casos terminais de doentes de AIDS que não foram tratados a imunidade cai tanto que a pessoa já não produz anticorpos contra o vírus da AIDS tendo então o que chamamos de "sorologia" negativa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem 2 possibilidades em que a pessoa pode ser portadora do vírus HIV por muitos anos e ainda assim não apresentar qualquer sintoma:
- Progressores lentos: elas têm vírus circulando no sangue mas o CD4 se mantem estável por muitos anos, mesmo sem remédios. Apresentam Carga viral e sorologia positivas e transmitem o vírus mesmo sem sintomas. Essas pessoas têm indicação de tratamento, mesmo com a imunidade boa pois sabe-se que o vírus leva a outras complicações a longo prazo e não apenas à queda da imunidade.
- Controladores de elite: são pessoa que não desenvolvem a doença. A Carga viral é indetectável, isso ocorre por mutações genéticas que faz com que o vírus não consiga penetrar no linfócito CD4 e assim não consegue se proliferar. Elas tem a Carga viral negativa, mesmo sem ter tomado remédios, mas a sorologia é sempre positiva, pois teve contato com o vírus. Elas, em teoria, não transmitem o vírus pois não os tem circulando no sangue.

Especialistas

Hugo Manuel Paz Morales

Hugo Manuel Paz Morales

Infectologista

Curitiba

Amaury Pachione

Amaury Pachione

Infectologista

São Paulo

Clara Vidaurre Mendes

Clara Vidaurre Mendes

Infectologista

São Paulo

Rodrigo Douglas Rodrigues

Rodrigo Douglas Rodrigues

Infectologista, Internista

Florianópolis

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6005 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.