É possível uma pessoa com transtorno esquiziafetivo e ansiedade ter o o hábito de mentir muito para

23 respostas
É possível uma pessoa com transtorno esquiziafetivo e ansiedade ter o o hábito de mentir muito para várias pessoas ? Sem ao menos passar por um “filtro” moral, sem pensar 2x ?
Olá,
Pode ser sim um resultado dos transtornos que você trouxe. O que contribui nesses casos são a rotina da mentira, que se torna um comportamento quase que incontrolável.
Abs

Sim, é possível que a mentira seja uma ferramenta de defesa ou adaptação. Buscar ajuda terapêutica possibilita entender esse traço de personalidade.
Olá! É possível que a mentira seja uma forma de lidar com uma realidade difícil de suportar. Estar sempre ligada à imaginação de certa forma ajuda a sair dos problemas da vida com os quais não conseguimos enfrentar. A terapia pode te ajudar a entender os caminhos da sua mente e buscar soluções mais adequadas e mais satisfatórias para sua vida. Obgda por compartilhar!
Quais os ganhos que a mentira trás? Já refletiu sobre isso? Pode ser tudo que as colegas acima disseram. Mas, se voce trás aqui é porque já é uma questão para você. Busque uma terapia para poder aliviar o sofrimento psíquico causado por esse comportamento e outros. Se você já tem o diagnóstico do transtorno é importante o tratamento medicamentoso auxiliado de terapia. Se cuide, um abraço!
Olá! Os colegas trouxeram contribuições importantes, e o que senti ao ler o seu relato também foi o seguinte: Desde quando este comportamento lhe acompanha? O que tem te levado à mentir? Como estão os seus relacionamentos de uma forma geral? Como você tem se sentido na relação com você mesmo, sua autoestima? Muitas vezes esse comportamento está associado ao medo de não ser aceita, compreendida tal como a pessoa sente ser e remete à antigas experiências de sua vida que ainda não foram elaboradas e permanecem se repetindo. A psicoterapia é um espaço de escuta e acolhimento das experiências da pessoa, que potencializa a elaboração das questões envolvidas até que esta forma de lidar com as situações já não faça mais sentido, sendo construídas outras saídas possíveis. Espero ter contribuído de alguma forma, um abraço.
Pessoa esquizoafetiva carece de sensação harmônica com outras pessoas. Nem no sentido direto, ou seja empatia, nem no sentido mediado, através de autoridade ou regras. Isto provavelmente devido à necessidade de se proteger de qualquer abuso na infância. Uma tendência à mentira pode ser uma manifestação desta despreocupação com @ outr@. O preço pagao pela pessoa tanto por aquelas que convivem com ela, é grande. Levar diálogos pode ser cansativo até parecer impossível. Se você é a pessoa, procure ajuda para entender o que lhe aconteceu e melhorar. Se você convive com ela, recomendo ter muita paciência e amor. Decida se você quer viver com ela. Se sim, pare de duvidar e vai para frente com amor e paciência.
Algumas pessoas podem usar o recurso da mentira como uma defesa psíquica, ou ainda para satisfazer uma necessidade manipulativa e busca por controle. O ideal seria fazer um acompanhamento terapêutico para ajudá-la em suas reais demandas, que muitas vezes estão latentes.
Muitas vezes a mentira é usada como forma de defesa contra a angustia e outras fantasias que são muito assustadoras. Se essa defesa for usada por muito tempo sem a possibilidade de usar outras defesas mais adaptativas, pode-se incorporar ao funcionamento da pessoa em questão. Todos usam algum tipo de defesa pra evitar a angustia, a grande questão é quando fica restrito a um único jeito. O tratamento psicoterápico ajuda nesse sentido, não só busca entender a angustia, como também na disposição de outras defesas mais adaptativas.
Olá, é possível. O mentir pode ser uma estratégia compensatória ou até mesmo uma dificuldade no controle de impulsos. Mas, só é possível avaliar o seu caso no processo de psicoterapia. Procure um psicólogo(a). Um abraço
Pergunta delicada... Por um lado, eu concordo em grande medida com o que meus colegas disseram anteriormente, porque instaurar o hábito de mentir com frequência, depende em grande medida dos ganhos secundários com a mentira, por outro lado, fazê-lo sem nenhum remorso, sequer um mal-estar é algo intrigante, seria necessário verificar se não há qualquer resquício de "filtro" e mal-estar nessa pessoa (talvez exista mas esteja desintegrado do resto da personalidade).
É uma questão intrigante e eu espero poder ter contribuído, ao menos, minimamente para o entendimento, caso haja mais dúvidas, eu fico à disposição. Um grande abraço!
Sim, é possível. Por isso não se deve subestimar a força dos hábitos. Não tratar imediatamente disso ao perceber tal comportamento pode significar, infelizmente, um “tarde demais”. Agir suprimindo o entendimento científico de causas e consequências é imaturo e mais sofrido. O tempo de tratar a mente é AGORA. A vida é daqui para frente. A descarga habitual de certos comportamentos pode ser “desmantelada” via Terapia EMDR e Pain Management. “Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar”. Chico Science. Um abraço!
Creio que você esteja perguntando sobre uma terceira pessoa. Sobre o "filtro moral" ; pensar 2 vezes antes de mentir? Quem lhe afirmou que esta pessoa por ter este transtorno pratica a mentira? Outra coisa sobre pensar 2 vezes antes, nas circunstâncias de Transtornos esta hipótese não existe. Não sei de quem você está se referindo se é um amigo, parente, porém seja quem for, esta pessoa se não estiver sendo tratada, recomendo que procure um psicólogo para um diagnóstico e o tratamento devido.
Penso que os demais colegas tenham esclarecido , embora o ideal seja passar por uma avaliação de personalidade criteriosa , o que demanda algumas sessões com um profissional apto a realizá-la e após o psicodiagnóstico ver quais os caminhos mais adequados para seguir com um tratamento , inclusive também com a ajuda de um profissional psiquiatra .
O que você chama de mentir? Porque a pessoa com diagnóstico de Esquizoafetividade possui pensamentos e crenças delirantes e geralmente tem dificuldade de reconhecer quem ela é. Ou seja, a pessoa pode criar histórias que não são reais e viver em fantasias, ela não tem juízo crítico. Para ela, aquilo é verdade, mas para o outro pode parecer uma mentira. Em termo de conceito, ela não esta mentindo, pois o mentiroso sabe qual é a verdade e opta por mentir. No caso esquizoafetivo a pessoa pode viver no mundo de fantasia, e acreditar que aquilo é real. Como ela não tem juízo crítico, não passa pelo moral.
Entretanto é sempre recomendável procurar um psiquiatra e um psicólogo para fazer a avaliação para ver qual o diagnóstico, tirar as dúvidas e realizar o tratamento adequado.
Olá. Sim, como odos os colegas afirmaram. Pode ter muito a ver com uma forma de defesa, não por que quer, mas como forma de proteção. Mas, sugiro que faça terapia para entender melhor essas emoções e estar mais conectado com o real. Procure por ajuda. Só o saber se sim ou se não, não lhe acrescentará nada!
Olá bom dia!
Primeiramente você não especifica se este diagnóstico foi dado por um médico psiquiatra com o devido acompanhamento psicológico, porque a mentira tem várias possíveis saídas nesse cenário, ela pode ser para proteção ou mesmo sintoma bem como a ansiedade, o meio pode ser fator relevante em tudo isso.
Em uma análise você poderá encontrar os possíveis ocasionadores desses sintomas e resignificar essas posturas diante da vida.
Muito boa sorte!
Abraço!
Gostaria de sabe se a pessoa a que voce se refere tem algum transtorno ou déficit de atenção, em caso afirmativo, é sim possivel.
É um assunto que deve ser pautado com cautela. Porque da mesma forma que pode ser certa a identificação de ser apenas uma estratégia de defesa ou de adaptação do meio, como também deve ser considerado o poder da vontade de mentir do indivíduo. Afinal, a força do hábito de mentir com intuito de manipular ou por mera defesa, também está presente em muitos casos. Por isso, consultar um terapeuta o ajudará, através de técnicas e percepções, tirar as dúvidas e providenciar o tratamento adequado. Espero poder ter ajudado!
Olá! A mentira é um sintoma e isoladamente não tem como associá-la a um quadro de transtorno mental. É necessário analisar o quadro individual, e outros sintomas para verificar o que leva a algumas atitudes e se fazem parte de algum tipo de transtorno ou não. Converse com um profissional da saúde mental que possa ouvir as características particulares e te orientar de forma mais precisa! Um abraço!
Olá! A mentira pode pode estar sendo utilizada como ferramenta para lidar com a realidade, como uma dificuldade em enfrentá-la, sendo possível como fuga ou autopreservação. Nesse caso, precisa ser avaliado a mentira enquanto sintoma, buscar auxílio psicológica pode ajudar a melhor entender o que está acontecendo e quais os danos desse comportamento para o sujeito.
Ola. Sim é possivel.
Mas é importante observar detalhes do caso, para saber se a mentira tem sido uma especie de ferramenta para que essa pessoa enfrente as suas questões diária. Seria interessante fazer um acompanhamento com psicoterapia, para avaliar melhor o caso.
Sim, é possível. O transtorno esquizofetivo e a ansiedade podem levar a pessoa a mentir muito para várias pessoas. O transtorno esquizofetivo pode levar a pessoa a ter dificuldade em distinguir entre a realidade e a ficção, o que pode levar a pessoa a contar mentiras para se proteger ou para se sentir melhor. A ansiedade também pode levar a pessoa a contar mentiras para evitar situações desconfortáveis ou para se sentir melhor. No entanto, é importante notar que a mentira não é uma solução saudável para lidar com esses transtornos. É importante procurar ajuda profissional para tratar esses transtornos e aprender a lidar com eles de forma saudável.
Sim, é possível. Psicoterapia ajuda a entender e encontrar caminhos para mudar hábitos. Abraço