É possível uma pessoa com transtorno de personalidade borderline possuir ao mesmo tempo transtorno d

2 respostas
É possível uma pessoa com transtorno de personalidade borderline possuir ao mesmo tempo transtorno de personalidade narcisista?
Transtornos de personalidade estão entre os quadros menos bem caracterizados, em Psiquiatria. Assim, é possível uma pessoa ter traços de vários transtornos diferentes. Entretanto, trata-se de diagnósticos, o que significa que devem ser estabelecidos por especialistas. É muito frequente pessoas se darem diagnósticos ou os atribuírem a outras, por não saberem interpretar corretamente os comportamentos. Por exemplo, já tive paciente que me procurou para saber se era autista, simplesmente porque não gostava de cumprimentar as pessoas, perguntar se elas estavam bem e não achar graça da maior parte das piadas que ouvia. Certamente, autistas muitas vezes têm estes comportamentos, porém há uma grande quantidade de outras explicações possíveis... Assim, não use o Dr. Google ou mesmo a Doctoralia para se diagnosticar ou diagnosticar alguém: consulte um(a) profissional, caso esteja com dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa pergunta! Podemos dizer que as pessoas com personalidade narcisista e boderline têm em comum a dificuldade em se relacionar. Mas, de jeitos completamente diferentes. O transtorno boderline diz de uma dificuldade no campo dos afetos, assim, para a pessoa que sofre com este transtorno é comum as oscilações de humor. Uma hora ela está amorosa e, logo depois, se irrita e é agressiva por motivos pequenos. Essa instabilidade causa muito sofrimento ao paciente boderline que pode ter, também, vivências intensas de angústia e culpa. Já os sujeitos com personalidade narcisista apresentam uma elevação de suas autoestima e se sentem muito importantes. Estes apresentam dificuldade em reconhecer os próprios erros e limites, tonando-se pessoas de difícil trato. Outra diferença é que os narcisistas se sentem superiores e dificilmente apresentam remorso ou culpa. Também, é raro que eles busquem o apoio de uma terapia ou outros tratamentos.

Especialistas

Inês Falcão Nogueira de Oliveira

Inês Falcão Nogueira de Oliveira

Psicólogo

Fortaleza

Davi Oliveira

Davi Oliveira

Psicólogo

Salvador

Danielle Moura de Carvalho

Danielle Moura de Carvalho

Psicólogo

Fortaleza

João Carlos Artismo

João Carlos Artismo

Psicólogo

Criciúma

Túlio Morais de Oliveira

Túlio Morais de Oliveira

Psicólogo

Morrinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 229 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.