É possível uma pessoa com transtorno de personalidade anti social ter outros transtornos como bipola
21
respostas
É possível uma pessoa com transtorno de personalidade anti social ter outros transtornos como bipolaridade e etc?
![Flávio Sagnori](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/15c4e8/15c4e87ad55dd092920f6b4dfdc7ec97_small_square.jpg)
Olá! Sim, é possível. O transtorno de personalidade é uma forma de funcionamento enrijecida e sedimentada que o indivíduo tem. Como o nome já diz, faz parte da personalidade, ou seja, constitui a pessoa. É muito comum que pessoas com esse tipo de transtorno tenham comorbidades como transtornos do humor (depressão e bipolaridade) e também transtornos de ansiedade. Para realizar um diagnóstico adequado, é importante sempre buscar um profissional psi (psicólogo ou psiquiatra) qualificado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?![](http://platform.docplanner.com/img/general/online-consultations/online-consultation.png?309033880)
![Dra. Olivia Klem](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/e0ad75/e0ad75a7e9ee35cde9edd9b63ce7eba7_small_square.jpg)
Olá! Queixas de estresse e ansiedade e podem aparecer como comorbidades do transtorno de personalidade antissocial. Outras comorbidades comuns são: uso de substâncias, transtorno de controle de impulsos e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Ainda em relação à questão da comorbidade, um transtorno de personalidade pode ser comórbido inclusive a outro transtorno de personalidade. As comorbidade mais comuns nesse caso são com transtorno de personalidade narcisista, transtorno de personalidade histriônica e com transtorno de personalidade borderline.
Uma pessoa que sofre com transtorno de personalidade antissocial e bipolaridade vai apresentar uma tendência à instabilidade muito intensa provavelmente. Muita dificuldade de controlar seus impulsos e de se adequar a regras e padrões preestabelecidos. Se você acredita que sofre com esses transtornos ou conhece alguém que sofre, procure ajuda ou incentive a pessoa a fazer isso.
Por outro lado, esses são rótulos muito pesados também. Se eles não são fruto de diagnóstico responsável, podem prejudicar a pessoa a quem são atribuídos de forma leiga.
Procure um profissional psicólogo, pois ele pode esclarecer essas questões e fornecer as orientações necessárias.
Uma pessoa que sofre com transtorno de personalidade antissocial e bipolaridade vai apresentar uma tendência à instabilidade muito intensa provavelmente. Muita dificuldade de controlar seus impulsos e de se adequar a regras e padrões preestabelecidos. Se você acredita que sofre com esses transtornos ou conhece alguém que sofre, procure ajuda ou incentive a pessoa a fazer isso.
Por outro lado, esses são rótulos muito pesados também. Se eles não são fruto de diagnóstico responsável, podem prejudicar a pessoa a quem são atribuídos de forma leiga.
Procure um profissional psicólogo, pois ele pode esclarecer essas questões e fornecer as orientações necessárias.
![Renata Freitas da Silva](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/e4df0e/e4df0eeb6bfa96f715f68ba98bd7c2cd_small_square.jpg)
Olá, sim é possível. Mas seria importante isso ser diagnosticado através de um acompanhamento terapêutico psicológico e psiquiátrico se for o caso. Cuide-se. Abraço.
![Daiane Fernandes Viana](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/2bf678/2bf6780855e667e863e53d26e8c377f9_small_square.jpg)
Olá, sim é possível mas caso exista essa impressão é necessário um diagnóstico completo. Transtorno da personalidade Anti Social, faz parte dos transtornos Cluster B. Que são além dele: Borderline, Narcisista e Histriônico. Então a comodidade do anti-social com estes outros transtornos (principalmente o narcisista) é bem comum, já o contrário não é válido, ok? Depende do caso, estou falando em comorbidade pois vc questionou uma, mas relacionada aos transtornos do humor. A resposta também é sim, e pode inclusive variar o tipo de Bipolaridade e a sua tendência predominante, por exemplo mais maníaco ou mais contido.
Espero ter contribuído!
Espero ter contribuído!
![Ricardo C. Koury](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/48c5c7/48c5c7cb3846a086d3418f5527d9fd7b_small_square.jpg)
Olá, sempre primordial passar em um psiquiatra para fundamentar e dar o diagnóstico. Nunca tente fazer isto olhando pesquisas livres na internet!! E muito menos se automedicar. De qualquer forma, pode haver comorbidades sim nestes transtornos de personalidade. No entanto, dentro da abordagem Junguiana, ampliamos a ideia do diagnóstico para olharmos o ser humano de uma maneira completa, dando escuta para seu passado, dificuldades, traumas e etc. Invista em você e faça sua terapia.
![Jéssica do Nascimento Porto](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/9337e7/9337e7ff96fa66401c0f01ff0262ac77_small_square.jpg)
Procure avaliação de um médico psiquiatra e de um psicólogo que tenha técnicas compatíveis com as recomendações diagnósticas do CID e DSM. Alguns transtornos mentais são condições permanentes, mas com tratamento adequado, tanto médico quanto psicológico, entram em um prognóstico muito satisfatório para o paciente. Para compreender melhor sobre seu diagnóstico e possíveis comorbidades, comece pela avaliação psiquiátrica e em seguida um psicólogo, credenciado pelo conselho federal de psicologia. Fique atenta a profissionais que se identificam como terapeutas ou outros nomes mas que não tem CRP ativo.
Abraços
Abraços
![Weslley Sá Farias](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/903270/90327014326422b5d5796a16f75490b1_small_square.jpg)
Veja, é possível existir essa comorbidade, como disseram os coletar acima, mas também pode ser que o diagnóstico precise ser revisado, afinal, o diagnóstico de transtorno anti-social é extremamente difícil de ser fechado, normalmente, são necessárias de 4 a 6 sessões com o psicólogo e contando com a boa vontade do paciente (algo que só surge quando os prejuízos da patologia superam os ganhos com ela) para verificarmos.
![Marília Torres De Queiroz](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/6442a8/6442a8a6b17bdd4edbc969e2bc360db7_small_square.jpg)
Olá
É possível sim, porém qualquer diagnóstico é feito somente por um psiquiatra.
É possível sim, porém qualquer diagnóstico é feito somente por um psiquiatra.
![Maria Helena de Almeida Xavier](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/e9a2a5/e9a2a5524c10fa1dad0352a1e5eaaae4_small_square.jpg)
Olá!! É possível sim. É imprescindível procurar ajuda profissional (psiquiatra e psicólogo) para um tratamento adequado. O acompanhamento desses profissionais é super importante para o diagnostico e tratamento do transtorno e assim a pessoa ter melhor qualidade de vida.
![Prof. Gildo Angelotti](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/4fa118/4fa118c24419d084d55e48678402b13a_small_square.jpg)
A personalidade é construída ao longo dos anos. Da infância a idade adulta. Na infância já é possível identificar comportamentos de desafiar autoridades e desenvolver uma conduta inadequada perante a sociedade. Independente da construção da personalidade, como informou, o transtorno afetivo bipolar é genético. Não é aprendido. Pode haver outros transtornos associados. Procure ajuda de um psicólogo cognitivo comportamental ou com especialidade em terapia comportamental dialética.
![Dra. Nara Lúcia da Rosa Decker](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/3a761e/3a761e92e96a6058a56ff717725035af_small_square.jpg)
Olá, td bm? Sim com certeza, é possível, o Transtorno de Personalidade, se forma durante muitos anos da vida da pessoa, mas para um diagnóstico correto o melhor seria procurar um Psicólogo/ Psiquiátra, para uma avaliação e apartir daí seguir um tratamento, mas tudo tem cura, não se preocupe. Só não tem cura a morte. abç
![Rosemar Prota](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/09c8e1/09c8e1514e7babc013abda7b5c0aa2ad_small_square.jpg)
Olá! Respondendo sua pergunta: sim, a comorbidade, quando existe, pode ser diagnosticada por profissionais da psiquiatria e psicologia.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online para adulto - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
![Dr. Diego Santos Lara](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/1c5fc1/1c5fc10e5897234fb5c78c6466d523cd_small_square.jpg)
Olá! Tem a possibilidade sim! O mais indicado para um diagnóstico fidedigno, seria uma testagem Neuropsicológica feito por um Neuropsicólogo.
![Nadia Carvalho Orizio](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/9d5483/9d54838f0abdae893d29f17ba1afc207_small_square.jpg)
É possível. Não há limites para os tipos de transtornos que uma pessoa pode ter. No entanto, na psicanálise vemos os sintomas de uma maneira diferente que a medicina vê. Justamente pois vamos sempre procurar qual a causa do sintoma, sendo que a pessoa vai aprendendo a lidar com seus transtornos, à medida que lhe for sendo conveniente. Para mais esclarecimentos e para sessões, estou disponível!
![Thais Carrijo](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/90f08b/90f08b897f7acfce07de248bad583af0_small_square.jpg)
Olá! Sim, é possível ser diagnosticado com outros transtornos, como por exemplo o transtorno do humor bipolar, bem como outros transtornos de humor, de ansiedade, entre outros.... É comum que pessoas diagnosticadas com o transtorno de personalidade antissocial tenham comorbidades (ocorrência de dois ou mais transtornos ou condições disfuncionais). É muito importante que essas comorbidades sejam identificadas para serem tratadas adequadamente, já que elas podem agravar os sintomas referentes ao transtorno de personalidade e dificultar o prognóstico. Espero ter contribuído com sua compreensão. Me coloco à disposição!
![Gisele Rodrigues](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/d796ca/d796ca64e1460189877bcfb67d45352d_small_square.jpg)
Olá. Sim, é possível.
![Claudia Cecilia Daniel](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/4809ab/4809ab2f4f7a6560a38b64b3416b3391_small_square.jpg)
Olá, sim é possível.
Acredito que fazer um diagnóstico completo através de avaliação neuropsicologia, psiquiátrica e psicológica é o mais indicado neste caso.
Com o diagnóstico é possível encaminhar o tratamento adequado para o paciente.
Fico a disposição.
Acredito que fazer um diagnóstico completo através de avaliação neuropsicologia, psiquiátrica e psicológica é o mais indicado neste caso.
Com o diagnóstico é possível encaminhar o tratamento adequado para o paciente.
Fico a disposição.
![Maíra Laporte](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/66c1d5/66c1d5b6978a75c8039c44dbf4c6cf5e_small_square.jpg)
Bom dia!! Sim, é possível, mas precisamos de um diagnóstico diferencial muito bem feito para ter precisão!!
![Henrique José Almeida](http://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/f04ac1b2/f04ac1b2-a69a-4cc7-bbd8-df12b573cfb6_small_square.jpg)
Olá. Sim, é possível que uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial (TPAS) tenha outros transtornos mentais. De acordo com estudos, a comorbidade entre o TPAS e outros transtornos mentais é relativamente comum.
Alguns exemplos de transtornos que podem ocorrer juntamente com o TPAS incluem, mas não se limitam a:
- Transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada e transtorno obsessivo-compulsivo;
- Transtornos de humor, como transtorno bipolar e depressão;
- Transtornos por uso de substâncias, como alcoolismo e dependência de drogas;
- Transtornos alimentares, como bulimia e anorexia.
A presença de comorbidades pode tornar o tratamento do TPAS mais complicado e desafiador, pois é necessário abordar os sintomas de cada transtorno separadamente. Portanto, é importante que os profissionais de saúde avaliem cuidadosamente uma pessoa com TPAS para verificar a presença de outras condições mentais e planejar um tratamento adequado.
Alguns exemplos de transtornos que podem ocorrer juntamente com o TPAS incluem, mas não se limitam a:
- Transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada e transtorno obsessivo-compulsivo;
- Transtornos de humor, como transtorno bipolar e depressão;
- Transtornos por uso de substâncias, como alcoolismo e dependência de drogas;
- Transtornos alimentares, como bulimia e anorexia.
A presença de comorbidades pode tornar o tratamento do TPAS mais complicado e desafiador, pois é necessário abordar os sintomas de cada transtorno separadamente. Portanto, é importante que os profissionais de saúde avaliem cuidadosamente uma pessoa com TPAS para verificar a presença de outras condições mentais e planejar um tratamento adequado.
![Helio Martins](https://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/a57caf65/a57caf65-9db9-4e92-a1b8-ac2700ec67d2_small_square.jpg)
Sim, é possível que uma pessoa com Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA) apresente outros transtornos psiquiátricos ao mesmo tempo, o que é conhecido como comorbidade. Essa coexistência de condições é relativamente comum em saúde mental e pode tornar o diagnóstico e o tratamento mais complexos.
Por exemplo, pessoas com TPA podem apresentar Transtorno Bipolar, caracterizado por oscilações de humor entre episódios de mania/hipomania e depressão. Nesse caso, comportamentos impulsivos ou agressivos associados ao TPA podem ser intensificados durante episódios maníacos ou hipomaníacos, enquanto a depressão pode aprofundar sentimentos de isolamento ou desesperança.
Outros transtornos frequentemente associados ao TPA incluem:
Transtornos por uso de substâncias: O TPA está frequentemente ligado ao abuso de álcool ou drogas, devido à impulsividade, busca por sensações e desrespeito pelas consequências.
Transtornos de Ansiedade: Embora menos comum, alguns indivíduos com TPA podem apresentar ansiedade, especialmente em situações onde seu comportamento antissocial gera consequências negativas.
Transtornos Depressivos: Sentimentos de vazio, baixa autoestima ou desinteresse podem surgir, embora a falta de empatia e remorso do TPA diferencie esses casos de outros transtornos depressivos.
Transtornos de Personalidade: É possível haver sobreposição com outros transtornos de personalidade, como o Transtorno de Personalidade Borderline, especialmente em traços como impulsividade e instabilidade nas relações.
Do ponto de vista neurocientífico, a coexistência de transtornos pode ser explicada pela disfunção de áreas do cérebro, como o córtex pré-frontal e a amígdala, que regulam emoções, impulsos e a tomada de decisões. Alterações nesses circuitos podem predispor a pessoa tanto ao comportamento antissocial quanto a outros transtornos psiquiátricos.
Identificar essas comorbidades é essencial para um tratamento eficaz. Por exemplo, tratar apenas os traços antissociais sem abordar os episódios de bipolaridade ou o abuso de substâncias pode limitar os resultados. A combinação de psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico e, em alguns casos, medicação pode ser necessária para abordar todas as condições de forma integrada.
Se você está lidando com essa questão, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação completa e um plano de tratamento personalizado. Caso precise de mais esclarecimentos ou orientação, estarei à disposição para ajudar!
Por exemplo, pessoas com TPA podem apresentar Transtorno Bipolar, caracterizado por oscilações de humor entre episódios de mania/hipomania e depressão. Nesse caso, comportamentos impulsivos ou agressivos associados ao TPA podem ser intensificados durante episódios maníacos ou hipomaníacos, enquanto a depressão pode aprofundar sentimentos de isolamento ou desesperança.
Outros transtornos frequentemente associados ao TPA incluem:
Transtornos por uso de substâncias: O TPA está frequentemente ligado ao abuso de álcool ou drogas, devido à impulsividade, busca por sensações e desrespeito pelas consequências.
Transtornos de Ansiedade: Embora menos comum, alguns indivíduos com TPA podem apresentar ansiedade, especialmente em situações onde seu comportamento antissocial gera consequências negativas.
Transtornos Depressivos: Sentimentos de vazio, baixa autoestima ou desinteresse podem surgir, embora a falta de empatia e remorso do TPA diferencie esses casos de outros transtornos depressivos.
Transtornos de Personalidade: É possível haver sobreposição com outros transtornos de personalidade, como o Transtorno de Personalidade Borderline, especialmente em traços como impulsividade e instabilidade nas relações.
Do ponto de vista neurocientífico, a coexistência de transtornos pode ser explicada pela disfunção de áreas do cérebro, como o córtex pré-frontal e a amígdala, que regulam emoções, impulsos e a tomada de decisões. Alterações nesses circuitos podem predispor a pessoa tanto ao comportamento antissocial quanto a outros transtornos psiquiátricos.
Identificar essas comorbidades é essencial para um tratamento eficaz. Por exemplo, tratar apenas os traços antissociais sem abordar os episódios de bipolaridade ou o abuso de substâncias pode limitar os resultados. A combinação de psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico e, em alguns casos, medicação pode ser necessária para abordar todas as condições de forma integrada.
Se você está lidando com essa questão, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação completa e um plano de tratamento personalizado. Caso precise de mais esclarecimentos ou orientação, estarei à disposição para ajudar!
![Ana Paula Vitari](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/edc928/edc9281e1fda01f690d144a1190154ed_small_square.jpg)
Sim,é possivel,pq um está ligado ao outro.Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente
Especialistas
![Risoneide Gomes](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/dc442b/dc442b3c141d37d6ba04bba3b685df8f_medium_square.jpg)
![Taís Silva Melo](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/7c7fe1/7c7fe196fc62ffe63b780dd9a00c745d_medium_square.jpg)
![Kiev Neri](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/71abe0/71abe056aa759c188498df9bd4fbbb5d_medium_square.jpg)
![Janniny Figueiredo](https://platform.docplanner.com/img/general/doctor/doctor-default_medium_square.jpg)
![Thiago Reis Hoffmann](http://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/fa8f47c4/fa8f47c4-3e6a-473a-9084-507943a48482_medium_square.jpg)
![Renata Camargo](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/b1b508/b1b5083b4adc380c27c5da30f07f3c64_medium_square.jpg)
Perguntas relacionadas
- Esses seguintes sinais pode ser indicativo de algum transtorno de personalidade? A pessoa já é adulta e nunca namorou, não faz amizade na faculdade, circulo social muito pequeno, fica nervosa/ansiosa quando precisa se comunicar em grupos.
- Por que eu explodo de raiva e trato as pessoas mal quando sinto que estou sendo rejeitado, excluído, manipulado, e abandonado e acabo negando a culpa dos meus atos por achar que não mereço ser tratado de tal forma, e não aceitar ouvir a opinião ou conselhos achando que só os meus importam?
- Qual a diferença entre uma pessoa que tem transtorno antissocial leve, moderado e grave?
- Alguém portador do transtorno de personalidade antisocial pode ao mesmo tempo ter transtorno Opositivo desafiador?
- Uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode não sentir empatia por um grupo de pessoas, mas pode sentir pelo resto das pessoas?
- Por que a reação negativa das pessoas por outra sempre querer estar no seu canto?
- Qual tratamento para a personalidade antissocial?
- Uma pessoa, que a psicopatia ainda nao se manifestou pode sentir empatia por outras pessoas?
- Estou muito preocupada com meu filho mais velho, tem 25 anos e nunca namorou. Os outros dois namoram e ele não. Eu quero ajudá-lo nessa questão. Ele é muito calmo e introvertido.
- Como é o método de atuação dos profissionais de saúde no tratamento de transtorno de personalidade antissocial
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.