É possível uma pessoa com transtorno de personalidade anti social ter outros transtornos como bipola

21 respostas
É possível uma pessoa com transtorno de personalidade anti social ter outros transtornos como bipolaridade e etc?
 Flávio Sagnori
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Sim, é possível. O transtorno de personalidade é uma forma de funcionamento enrijecida e sedimentada que o indivíduo tem. Como o nome já diz, faz parte da personalidade, ou seja, constitui a pessoa. É muito comum que pessoas com esse tipo de transtorno tenham comorbidades como transtornos do humor (depressão e bipolaridade) e também transtornos de ansiedade. Para realizar um diagnóstico adequado, é importante sempre buscar um profissional psi (psicólogo ou psiquiatra) qualificado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Olivia Klem
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
Olá! Queixas de estresse e ansiedade e podem aparecer como comorbidades do transtorno de personalidade antissocial. Outras comorbidades comuns são: uso de substâncias, transtorno de controle de impulsos e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Ainda em relação à questão da comorbidade, um transtorno de personalidade pode ser comórbido inclusive a outro transtorno de personalidade. As comorbidade mais comuns nesse caso são com transtorno de personalidade narcisista, transtorno de personalidade histriônica e com transtorno de personalidade borderline.
Uma pessoa que sofre com transtorno de personalidade antissocial e bipolaridade vai apresentar uma tendência à instabilidade muito intensa provavelmente. Muita dificuldade de controlar seus impulsos e de se adequar a regras e padrões preestabelecidos. Se você acredita que sofre com esses transtornos ou conhece alguém que sofre, procure ajuda ou incentive a pessoa a fazer isso.
Por outro lado, esses são rótulos muito pesados também. Se eles não são fruto de diagnóstico responsável, podem prejudicar a pessoa a quem são atribuídos de forma leiga.
Procure um profissional psicólogo, pois ele pode esclarecer essas questões e fornecer as orientações necessárias.
Olá, sim é possível. Mas seria importante isso ser diagnosticado através de um acompanhamento terapêutico psicológico e psiquiátrico se for o caso. Cuide-se. Abraço.
Olá, sim é possível mas caso exista essa impressão é necessário um diagnóstico completo. Transtorno da personalidade Anti Social, faz parte dos transtornos Cluster B. Que são além dele: Borderline, Narcisista e Histriônico. Então a comodidade do anti-social com estes outros transtornos (principalmente o narcisista) é bem comum, já o contrário não é válido, ok? Depende do caso, estou falando em comorbidade pois vc questionou uma, mas relacionada aos transtornos do humor. A resposta também é sim, e pode inclusive variar o tipo de Bipolaridade e a sua tendência predominante, por exemplo mais maníaco ou mais contido.
Espero ter contribuído!
 Ricardo C. Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, sempre primordial passar em um psiquiatra para fundamentar e dar o diagnóstico. Nunca tente fazer isto olhando pesquisas livres na internet!! E muito menos se automedicar. De qualquer forma, pode haver comorbidades sim nestes transtornos de personalidade. No entanto, dentro da abordagem Junguiana, ampliamos a ideia do diagnóstico para olharmos o ser humano de uma maneira completa, dando escuta para seu passado, dificuldades, traumas e etc. Invista em você e faça sua terapia.
Procure avaliação de um médico psiquiatra e de um psicólogo que tenha técnicas compatíveis com as recomendações diagnósticas do CID e DSM. Alguns transtornos mentais são condições permanentes, mas com tratamento adequado, tanto médico quanto psicológico, entram em um prognóstico muito satisfatório para o paciente. Para compreender melhor sobre seu diagnóstico e possíveis comorbidades, comece pela avaliação psiquiátrica e em seguida um psicólogo, credenciado pelo conselho federal de psicologia. Fique atenta a profissionais que se identificam como terapeutas ou outros nomes mas que não tem CRP ativo.
Abraços
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Veja, é possível existir essa comorbidade, como disseram os coletar acima, mas também pode ser que o diagnóstico precise ser revisado, afinal, o diagnóstico de transtorno anti-social é extremamente difícil de ser fechado, normalmente, são necessárias de 4 a 6 sessões com o psicólogo e contando com a boa vontade do paciente (algo que só surge quando os prejuízos da patologia superam os ganhos com ela) para verificarmos.
 Marília Torres De Queiroz
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Olá
É possível sim, porém qualquer diagnóstico é feito somente por um psiquiatra.
 Maria Helena de Almeida Xavier
Psicólogo
São Paulo
Olá!! É possível sim. É imprescindível procurar ajuda profissional (psiquiatra e psicólogo) para um tratamento adequado. O acompanhamento desses profissionais é super importante para o diagnostico e tratamento do transtorno e assim a pessoa ter melhor qualidade de vida.
A personalidade é construída ao longo dos anos. Da infância a idade adulta. Na infância já é possível identificar comportamentos de desafiar autoridades e desenvolver uma conduta inadequada perante a sociedade. Independente da construção da personalidade, como informou, o transtorno afetivo bipolar é genético. Não é aprendido. Pode haver outros transtornos associados. Procure ajuda de um psicólogo cognitivo comportamental ou com especialidade em terapia comportamental dialética.
Dra. Nara  Lúcia da Rosa Decker
Psicólogo, Terapeuta complementar
Pelotas
Olá, td bm? Sim com certeza, é possível, o Transtorno de Personalidade, se forma durante muitos anos da vida da pessoa, mas para um diagnóstico correto o melhor seria procurar um Psicólogo/ Psiquiátra, para uma avaliação e apartir daí seguir um tratamento, mas tudo tem cura, não se preocupe. Só não tem cura a morte. abç
Olá! Respondendo sua pergunta: sim, a comorbidade, quando existe, pode ser diagnosticada por profissionais da psiquiatria e psicologia.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online para adulto - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Tem a possibilidade sim! O mais indicado para um diagnóstico fidedigno, seria uma testagem Neuropsicológica feito por um Neuropsicólogo.
 Nadia Carvalho Orizio
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
É possível. Não há limites para os tipos de transtornos que uma pessoa pode ter. No entanto, na psicanálise vemos os sintomas de uma maneira diferente que a medicina vê. Justamente pois vamos sempre procurar qual a causa do sintoma, sendo que a pessoa vai aprendendo a lidar com seus transtornos, à medida que lhe for sendo conveniente. Para mais esclarecimentos e para sessões, estou disponível!
 Thais Carrijo
Psicólogo
São Paulo
Olá! Sim, é possível ser diagnosticado com outros transtornos, como por exemplo o transtorno do humor bipolar, bem como outros transtornos de humor, de ansiedade, entre outros.... É comum que pessoas diagnosticadas com o transtorno de personalidade antissocial tenham comorbidades (ocorrência de dois ou mais transtornos ou condições disfuncionais). É muito importante que essas comorbidades sejam identificadas para serem tratadas adequadamente, já que elas podem agravar os sintomas referentes ao transtorno de personalidade e dificultar o prognóstico. Espero ter contribuído com sua compreensão. Me coloco à disposição!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Sim, é possível.
 Claudia Cecilia Daniel
Psicólogo, Psicanalista
São José dos Campos
Olá, sim é possível.
Acredito que fazer um diagnóstico completo através de avaliação neuropsicologia, psiquiátrica e psicológica é o mais indicado neste caso.
Com o diagnóstico é possível encaminhar o tratamento adequado para o paciente.
Fico a disposição.
 Maíra Laporte
Psicólogo
Belo Horizonte
Bom dia!! Sim, é possível, mas precisamos de um diagnóstico diferencial muito bem feito para ter precisão!!
Olá. Sim, é possível que uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial (TPAS) tenha outros transtornos mentais. De acordo com estudos, a comorbidade entre o TPAS e outros transtornos mentais é relativamente comum.

Alguns exemplos de transtornos que podem ocorrer juntamente com o TPAS incluem, mas não se limitam a:

- Transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada e transtorno obsessivo-compulsivo;
- Transtornos de humor, como transtorno bipolar e depressão;
- Transtornos por uso de substâncias, como alcoolismo e dependência de drogas;
- Transtornos alimentares, como bulimia e anorexia.

A presença de comorbidades pode tornar o tratamento do TPAS mais complicado e desafiador, pois é necessário abordar os sintomas de cada transtorno separadamente. Portanto, é importante que os profissionais de saúde avaliem cuidadosamente uma pessoa com TPAS para verificar a presença de outras condições mentais e planejar um tratamento adequado.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Sim, é possível que uma pessoa com Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA) apresente outros transtornos psiquiátricos ao mesmo tempo, o que é conhecido como comorbidade. Essa coexistência de condições é relativamente comum em saúde mental e pode tornar o diagnóstico e o tratamento mais complexos.
Por exemplo, pessoas com TPA podem apresentar Transtorno Bipolar, caracterizado por oscilações de humor entre episódios de mania/hipomania e depressão. Nesse caso, comportamentos impulsivos ou agressivos associados ao TPA podem ser intensificados durante episódios maníacos ou hipomaníacos, enquanto a depressão pode aprofundar sentimentos de isolamento ou desesperança.
Outros transtornos frequentemente associados ao TPA incluem:
Transtornos por uso de substâncias: O TPA está frequentemente ligado ao abuso de álcool ou drogas, devido à impulsividade, busca por sensações e desrespeito pelas consequências.
Transtornos de Ansiedade: Embora menos comum, alguns indivíduos com TPA podem apresentar ansiedade, especialmente em situações onde seu comportamento antissocial gera consequências negativas.
Transtornos Depressivos: Sentimentos de vazio, baixa autoestima ou desinteresse podem surgir, embora a falta de empatia e remorso do TPA diferencie esses casos de outros transtornos depressivos.
Transtornos de Personalidade: É possível haver sobreposição com outros transtornos de personalidade, como o Transtorno de Personalidade Borderline, especialmente em traços como impulsividade e instabilidade nas relações.
Do ponto de vista neurocientífico, a coexistência de transtornos pode ser explicada pela disfunção de áreas do cérebro, como o córtex pré-frontal e a amígdala, que regulam emoções, impulsos e a tomada de decisões. Alterações nesses circuitos podem predispor a pessoa tanto ao comportamento antissocial quanto a outros transtornos psiquiátricos.
Identificar essas comorbidades é essencial para um tratamento eficaz. Por exemplo, tratar apenas os traços antissociais sem abordar os episódios de bipolaridade ou o abuso de substâncias pode limitar os resultados. A combinação de psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico e, em alguns casos, medicação pode ser necessária para abordar todas as condições de forma integrada.
Se você está lidando com essa questão, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação completa e um plano de tratamento personalizado. Caso precise de mais esclarecimentos ou orientação, estarei à disposição para ajudar!
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Sim,é possivel,pq um está ligado ao outro.Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente

Especialistas

Risoneide Gomes

Risoneide Gomes

Psicólogo

Salvador

Taís Silva Melo

Taís Silva Melo

Psicólogo

Diadema

Kiev Neri

Kiev Neri

Médico de família

Arapiraca

Agendar uma visita
Janniny Figueiredo

Janniny Figueiredo

Médico de família

Montes Claros

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.