É possível uma dst causada por clamidia ou gonorreia, que tenha sido contraida nos olhos(conjuntivite)

1 respostas
É possível uma dst causada por clamidia ou gonorreia, que tenha sido contraida nos olhos(conjuntivite) devido a contatos com objetos infectados, apresente sintomas no penis apos um tempo, ou apenas o fluxo inverso é possível?
Sim, é possível que infecções por clamídia ou gonorreia, adquiridas inicialmente nos olhos (conjuntivite), possam eventualmente se manifestar nos genitais. Vou explicar o mecanismo e a forma como isso pode ocorrer.

Como a infecção ocular pode afetar os órgãos genitais:
Transmissão de Conjuntivite para Genitais: Se uma pessoa contrai uma infecção ocular por clamídia ou gonorreia (que são causadas por bactérias), é possível que as bactérias possam ser transferidas para outras áreas do corpo, incluindo os genitais. Isso pode acontecer por contato direto, como tocar os olhos infectados e depois tocar a região genital sem lavar as mãos, por exemplo. Embora isso não seja o caminho mais comum, é uma possibilidade, pois a clamídia e a gonorreia podem afetar várias mucosas, não apenas os olhos.

Fluxo Inverso (da região genital para os olhos): O cenário mais comum de infecção ocular por clamídia ou gonorreia ocorre quando as bactérias da região genital são transferidas para os olhos, geralmente por contato direto com secreções infectadas, como durante o sexo oral ou pelo toque de objetos contaminados. No entanto, a transferência de infecção de volta para os genitais (ou seja, de olho para o pênis) também é possível, mas é menos comum e pode ocorrer de maneira similar: por contato direto ou por fatores externos, como ao tocar a região ocular infectada e depois a área genital.

Sintomas nos Genitais: Após algum tempo, se a infecção ocular por clamídia ou gonorreia se espalhar para os genitais, a pessoa pode começar a apresentar sintomas típicos dessas infecções, como secreção anormal, dor ao urinar, ou até dor na região pélvica. O tempo de aparecimento de sintomas pode variar, mas geralmente, a infecção genital por gonorreia ou clamídia pode surgir dentro de dias a semanas após o contato.

O que fazer:
Se você teve uma infecção ocular por clamídia ou gonorreia e está apresentando sintomas genitais (como secreção anormal ou dor ao urinar), é fundamental procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequados. Ambas as condições podem ser tratadas com antibióticos, mas é importante tratar tanto a infecção ocular quanto a genital para evitar complicações.

Além disso, se você tem alguma dúvida sobre a possibilidade de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o melhor é discutir com seu médico, que pode orientar sobre exames e tratamentos necessários.

Conclusão:
Sim, é possível que uma infecção ocular por clamídia ou gonorreia se manifeste nos genitais após algum tempo, especialmente se houve contato direto entre a região ocular infectada e a área genital. O fluxo inverso também é possível, mas é menos comum. De qualquer forma, é importante buscar assistência médica para diagnóstico e tratamento.

Espero ter esclarecido suas dúvidas! Fico à disposição para mais informações.

Dr. Lucas Tavares Faria
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva

Oftalmologista

Manaus

Luiza Manhezi

Luiza Manhezi

Oftalmologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Marcelle Parahyba

Marcelle Parahyba

Oftalmologista

Fortaleza

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 54 perguntas sobre Conjuntivite infecciosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.