É possível um esquizofrénico ( sexo feminino) ter filhos sem muitas dificuldades e sem perigo para o

26 respostas
É possível um esquizofrénico ( sexo feminino) ter filhos sem muitas dificuldades e sem perigo para o bebé?
Sim, é possível. Porém a pessoa deve buscar orientação do psicólogo e dos médicos que fazem seu acompanhamento.

Sim é possível ter filhos saudáveis sem tanta dificuldade, a esquizofrenia não se transmite, depende muito dos cuidados que se tem com o bebe nos primeiros anos de vida, uma mãe esquizofrênica pode ser muito amorosa e cuidadosa com seu filho e dar a ele o afeto e o cuidado necessário para se desenvolver. O que é importante para a mãe é se cuidar, ter o acompanhamento medico necessário para se manter estável e sem surto. De qualquer forma é importante o cuidado dos familiares próximos para oferecer uma ajuda á mãe quando necessário. Conheço uma senhora esquizofrênica que tem duas filhas já grandes, formadas e muitos sadias
Oi, Boa tarde, é possível sim e muito importante que venha acompanhando essa mãe do tratamento psiquiátrico e psicológico para que possa trabalhar essa gravidez, este bebê e o significado desta gestação. Para que a mãe possa entender mesmo com a patologia poder entender este momento.
A disposição.
Olá, é possível ter filhos saudáveis. Claro que se houver acompanhamento clinico e psicológico a relação mãe-bebe será facilitada.
Sem entrar em detalhes científicos -- para quem quiser é só entrar na plataforma Scielo -- existem estudos que comprovam em diferentes graus a influência de fatores genéticos na esquizofrenia. Isso significa que nem todos os indivíduos serão afetados igualmente. De qualquer forma, existe sim a probabilidade da transmissão hereditária. Porém, devemos considerar também o aspecto constitucional de cada indivíduo. Nem todo o indivíduo com essa carga genética irá necessariamente desenvolver a doença. Deve ser levado em conta também o aspecto ambiental primário. Aí sim, concordo com os colegas. Não só essa criança necessitará de apoio psicoterapêutico, assim como o núcleo familiar circundante. Isso fará com que as probabilidades de um desenvolvimento normal sejam ampliadas.
Estou a disposição para mais esclarecimentos.
Olá! Muitos estudos com famílias indicam que a esquizofrenia é geneticamente herdada por grau de parentesco. Existe um risco de 9% para parentes de primeiro grau.
Quando são pais esquizofrênicos o risco dos filhos é de 13% de terem a doença.
É possível uma mãe com esquizofrenia ter uma boa relação afetiva com o filho. Entretanto é de fundamental importância o apoio familiar e o auxilio em situações estressoras na maternidade.
Sim é possível! O risco é de 10 a 14% . Agora, é importante que a mãe e o pai tenham auxílio clínico e psicológico para lidar com ad dificuldades de interação , socialização com a criança, atitudes e cuidados por parte da pessoa esquizofrênica. Toda a família precisa ser orientada !
Olá!
Não há garantia de que filho de esquizofrênico não desenvolva a patologia, pois ainda não foram identificadas as causas reais. Alguns fatores podem ter relação ou, ao menos influenciar o desenvolvimento da doença, segundo a alguns pesquisadores. Por exemplo, as relações genéticas e ambientais estão presentes nas causas da esquizofrenia; no caso da genética, quem tem parentesco de primeiro grau com um esquizofrênico, tem maior chance de desenvolver a doença. Nas causas ambientais, pesquisas mostram que pessoas nascidas no clima frio e criadas em zona urbana tem maior probabilidade de desenvolver o transtorno.Também como causas externas podemos incluir a exposição a situação de violência, trauma e vulnerabilidade na gestação e na infância, a falta da provisão necessária para atender as necessidades básicas do bebê e da criança, são fatores importantes que podem ocasionar o transtorno.
Outros fatores de risco são "complicações na gestão e no nascimento, com hipoxia, e idade avançada dos pais, adversidades no pré-natal, como: estresse, infecções, desnutrição, diabetes materno e outros estados médicos".
Mas pesquisas também mostram que grande maioria dos bebês expostos a esses fatores de risco, não desenvolve a doença.
Sim, desde que esteja em acompanhamento psicológico e psiquiátrico, é possível vivenciar essa maternidade.
Como afirmaram meus colegas, sim, é possível que um sujeito que tenha sido diagnosticado com Esquizofrenia tenha filhos e possa conviver dentro do laço social. Se houver dificuldades quanto a esse processo, independente do diagnóstico, é possível que o acompanhamento psicológico ou uma análise possa auxiliar.
Olá...
Sim. É possível.
Mas é fundamental que a mãe esteja em acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Abraços!
É possível sim! Porém ela precisará de um apoio familiar e de um bom tratamento psiquiátrico e psicológico. O bebê por questões genéticas pode futuramente desenvolver a esquizofrenia. Mas isso não é certeza. A única certeza é que ela precisa de muito apoio e cuidado neste momento.
Olá. Sim, com certeza. Um sujeito que possui diagnóstico de esquizofrenia pode ter e deve ter uma vida normal, podendo engravidar quando e se desejar. É claro que, isto é possível com acompanhamento regular da psiquiatria e psicologia, além dos outros cuidados clínicos inerentes a uma gestação. O diagnóstico psiquiátrico, serve para dar condições de tratamento as pessoas e não para impede-las de ter e fazer laço social.
Sim, se a pessoa estiver em tratamento e fizer os acompanhamentos a pessoa pode ter uma vida normal como qualquer outra pessoa, ter filhos, casar, etc.
Sim é possível, a esquizofrenia não impede biologicamente uma pessoa de ser ( PAI ou MÃE), entretanto no caso da mãe é necessário que ela tenha um acompanhamento mais próximo pois a esquizofrenia é tratada com fármacos que podem causar problemas no desenvolvimento do feto!
no quesito psicológico precisa ser avaliado o grau de tal transtorno, existem esquizofrênicos que apesar de tal condição conseguem ter uma vida "normal" e outros não, depende do prognóstico. Deve ser levado em consideração a segurança da criança e avaliar se essa mãe tem condições psíquicas mínimas de cuidar desse bebê.
É possível sim. Quando a mãe está com um acompanhamento terapêutico tanto psiquiátrico quanto psicológico adequado, se faz plausível uma estabilidade do quadro, e nada impede que ela seja uma mãe amorosa, que de boa educação a seus filhos.
Olá! Sim, é possível, porém é necessário que a pessoa com esquizofrenia esteja em tratamento e é importante verificar qual o nível realmente da esquizofrenia. Espero ter ajudado!
Olá, como vai? A gravidez e a maternidade, de maneira geral, são possíveis a uma mulher que tenha recebido o diagnóstico de esquizofrenia. A esquizofrenia por si não impede a gravidez. O que poderia impedir uma gestação bem-sucedida? Qualidade de vida desfavorável: uso de álcool ou outras drogas, desnutrição materna, presença de outras doenças que inviabilizam a boa formação do feto. Outros fatores: uso de certos medicamentos para doenças diversas que podem ser abortivos ou causar má formação fetal. Se já há o diagnóstico para esquizofrenia, então possivelmente há o acompanhamento psiquiátrico, um bom caminho é sanar as dúvidas mais específicas com o profissional que faz o acompanhamento. No mais, existe uma estatística não muito exata quanto à probabilidade de transmissão genética associada à esquizofrenia. De qualquer modo, a qualidade da maternagem é um fator preventivo à saúde mental do bebê. E assim concluímos que ao cuidar de si (não deixar de tomar seus medicamentos, não colocar-se em situações que possam vulnerabilizar sua saúde física e mental) a mãe também estará cuidando de seu bebê. Espero ter podido contribuir. Jaqueline
Sim é possível, porém precisa de uma acompanhamento de psiquiatra e psicólogo.
Sim, é bem possível, pois não existe nenhum determinante sobre o assunto. Pode ser que seja necessário, segundo prescrição médica, a suspensão de alguma das medicações, sendo preciso um acompanhamento psicoterápico mais intenso. Diante dos acompanhamento que já fiz nesses casos, o acompanhamento foi bem sucedido, com a família continuando sua vida tranquilamente.
Uma pessoa diagnosticada com esquizofrenia pode ter filhos, mas existem algumas considerações a serem levadas em conta. A gravidez e o parto podem ser fisicamente desafiadores e emocionalmente estressantes, o que pode potencialmente desencadear sintomas da esquizofrenia ou torná-los mais severos.

Em termos de medicamentos, alguns antipsicóticos podem ter efeitos adversos na gravidez e no feto. É importante que a mulher converse com seu médico ou psiquiatra para que possa fazer uma análise cuidadosa dos riscos e benefícios do uso desses medicamentos durante a gravidez.

Além disso, é importante que haja um forte sistema de apoio disponível para ajudar a mulher durante a gravidez, o parto e a criação dos filhos. Isso pode incluir terapeutas, médicos, parceiros, amigos e familiares.

Lembrando, cada caso é único e estas são apenas algumas considerações gerais. A mulher deve sempre procurar orientação médica para discutir suas circunstâncias específicas e obter a melhor orientação para sua situação.
sim, é possível, porém tem que ter acompanhamento médico e psicológico. Estou disponível para conversar e esclarecer Quaisquer dúvida!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim, não há nenhum impedimento fisiológico. É importante acompanhamento principalmente psicólogico para zelar pela qualidade de vida da famĩlia. Abraço
Pessoas com esquizofrenia podem ter filhos, mas é importante que elas recebam cuidados médicos adequados durante a gravidez. A esquizofrenia não é uma contraindicação para a maternidade, mas pode requerer uma gestão cuidadosa devido às mudanças hormonais e ao estresse associado à gravidez e à parentalidade. É crucial que uma pessoa com esquizofrenia esteja sob os cuidados de profissionais de saúde mental e médicos durante todo o processo para garantir a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Com o suporte adequado, muitas pessoas com esquizofrenia têm gravidezes saudáveis e bebês saudáveis. O acompanhamento médico e a adesão ao tratamento são fundamentais.